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ANTT autoriza início da cobrança nos pedágios dos Lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas do Paraná

Cobranças terão início em 10 dias e acontecem após vistorias que atestam cumprimento de requisitos contratuais obrigatórios
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Publicado em 12/03/2024 15h46 Atualizado em 12/03/2024 16h03
ANTT autoriza início da cobrança nos pedágios dos Lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas do Paraná

Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou nesta terça-feira (12) o início da cobrança nos pedágios dos Lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas no estado do Paraná. As deliberações nº 66 e nº 67 estão disponíveis na edição de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U). A medida considera o reajuste inflacionário do período e acontece após solicitação das concessionárias responsáveis por vistorias para verificar a adequação das estruturas físicas e operacionais das praças de pedágio.

As concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, que administram os lotes 1 e 2, respectivamente, solicitaram as vistorias em 20 de fevereiro deste ano, visando atestar a capacidade de operação e reajuste tarifário das praças. Após as vistorias, realizadas entre fevereiro e março, tanto nos trechos do lote 1 quanto do lote 2, foi constatado que as concessionárias atenderam aos requisitos contratuais e ao Plano de Exploração Rodoviária da concessão, permitindo assim o início das operações das praças.

Durante as vistorias, foram verificados itens essenciais para o funcionamento adequado das praças de pedágio, incluindo a integração com o Centro de Controle Operacional (CCO), Sistema de Controle de Velocidade (SCV) e Serviço de Inspeção de Tráfego (SIT), conforme estabelecido nos contratos de concessão, que estão em conformidade.

As cobranças poderão ter início apenas 10 dias após a publicação do Termo Autorizativo no DOU, dando tempo para ampla divulgação das tarifas e meios de pagamento pelas concessionárias. No caso específico do Lote 2, a tarifa ficou maior do que a prevista para o segundo ano da concessão, devido à aplicação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado e à ausência de descontos oferecidos pela EPR no leilão.

Como regra, as tarifas ofertadas pelas empresas participantes dos leilões têm a data-base idêntica a dos estudos de viabilidade da concessão. Portanto, o reajuste dos lotes 1 e 2 considerou o período de outubro de 2021 a março de 2024, que acumulou 15,75%.

Com a cobrança das concessionárias nos trechos concedidos, será possível promover a manutenção, conservação e melhorias das rodovias, garantindo maior segurança e conforto aos usuários.

Tabela de tarifas lote 1

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados (R$)

Praça 1

Praça 2

Praça 3

Praça 4

Praça 5

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

8,70

11,50

10,90

10,00

10,20

2

Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

17,40

23,00

21,80

20,00

20,40

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

13,05

17,25

16,35

15,00

15,30

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus

3

Dupla

3,0

26,10

34,50

32,70

30,00

30,60

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

17,40

23,00

21,80

20,00

20,40

6

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semireboque

4

Dupla

4,0

34,80

46,00

43,60

40,00

40,80

7

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semireboque

5

Dupla

5,0

43,50

57,50

54,50

50,00

51,00

8

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semireboque

6

Dupla

6,0

52,20

69,00

65,40

60,00

61,20

9

Caminhão com reboque, caminhãotrator com semi-reboque

7

Dupla

7,0

60,90

80,50

76,30

70,00

71,40

10

Caminhão com reboque, caminhãotrator com semi-reboque

8

Dupla

8,0

69,60

92,00

87,20

80,00

81,60

11

Motocicletas, motonetas e bicicletas moto

-

-

-

-

-

-

-

-

12

Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

-

-

-

-

-

-

-

-

Tabela de tarifas lote 2

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados (R$)

P1

P3

P5

P6

P8

P9

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

22,60

12,00

11,40

7,60

12,00

12,00

2

Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

45,20

24,00

22,80

15,20

24,00

24,00

3

Automóvel e caminhonete com semi-reboque

3

Simples

1,5

33,90

18,00

17,10

11,40

18,00

18,00

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus

3

Dupla

3,0

67,80

36,00

34,20

22,80

36,00

36,00

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

45,20

24,00

22,80

15,20

24,00

24,00

6

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

4

Dupla

4,0

90,40

48,00

45,60

30,40

48,00

48,00

7

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

5

Dupla

5,0

113,00

60,00

57,00

38,00

60,00

60,00

8

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

6

Dupla

6,0

135,60

72,00

68,40

45,60

72,00

72,00

9

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

7

Dupla

7,0

158,20

84,00

79,80

53,20

84,00

84,00

10

Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque

8

Dupla

8,0

180,80

96,00

91,20

60,80

96,00

96,00

11

Motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas motorizadas

-

-

-

-

-

-

-

-

-

12

Ambulâncias, veículos oficiais e do Corpo Diplomático

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Obs.: Nos termos da subcláusula 19.3.8, para os veículos com mais de 8 (oito) eixos, será adotado o Multiplicador de Tarifa equivalente à categoria 10, acrescido do resultado da multiplicação entre: (i) o Multiplicador de Tarifa correspondente à Categoria 1 e (ii) o número de eixos do veículo que excederem a 8 (oito) eixos.

Assessoria Especial de Comunicação

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

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