Notícias

ANCINE aprova nova fase do Plano de Transformação Digital

Iniciativa visa implantação de soluções digitais para conferir maior agilidade à administração
Publicado em 25/06/2021 18h36
WhatsApp Image 2021-06-25 at 18.01.01.jpeg

A Diretoria Colegiada da ANCINE aprovou nesta quinta-feira, 24 de junho, o Plano de Transformação Digital (PTD) para o período de maio de 2021 a junho de 2022. A iniciativa está alinhada à nova Lei de Governo Digital (Lei 14.129/2021) e reafirma a adesão da ANCINE à Estratégia de Governo Digital, aprovada pelo Decreto 10.332/2020, para o aumento da eficiência na Administração Pública e da melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Com o novo plano, a Agência pretende ampliar a oferta de serviços digitais mais simples e intuitivos, para os diversos públicos que interagem com a ANCINE. A ideia é avançar na simplificação e desburocratização dos serviços prestados, reduzir o tempo médio de espera dos usuários e implementar soluções tecnológicas que otimizem o trabalho das áreas técnicas, aumentando, assim, a capacidade operacional da Agência.

A aprovação do documento pela ANCINE possibilita a pactuação de metas junto à Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Economia, que oferecerá suporte e apoio na implementação destas iniciativas.

Atualmente a ANCINE já tem seu site institucional integrado ao Portal Gov.br, além de 32 serviços catalogados no portal único do Governo Federal, sendo 69% deles no formato digital. A meta é se atingir 100% dos serviços digitalizados. 

O primeiro eixo do novo Plano de Transformação Digital prevê a conclusão da digitalização de toda a carta de serviços da ANCINE até dezembro deste ano. Mais três eixos deverão ser concluídos até junho de 2022: Unificação dos Canais Digitais, que objetiva a implantação do Login Único e a integração com o Módulo de Avaliação para oito serviços já prestados pela ANCINE digitalmente via SAD - Sistema ANCINE Digital; Interoperabilidade de Sistemas, que visa integrar cinco serviços relacionados ao registro de obras e agentes econômicos com a base de dados do Governo Federal em uma API CNPJ; e Segurança e Privacidade de Dados, que consiste no suporte e monitoramento do Programa de Governança da Privacidade - PGP na ANCINE.