Planejamento Estratégico 2020-2023

Publicado em 25/08/2020 19h15 Atualizado em 15/12/2020 16h30

O Planejamento Estratégico do ciclo 2020 – 2023 foi desenvolvido utilizando a metodologia consagrada do Balanced Scorecard – BSC, dando continuidade à sistemática utilizada no ciclo anterior. Ademais, também utilizou como referência o Guia Técnico de Gestão Estratégica elaborado pelo Ministério da Economia.

A construção do plano contou com a participação de amplo grupo, o que propiciou debates aprofundados sobre os temas, bem como a incorporação de diversos pontos de vista existentes dentro da Instituição. Nas 4 etapas executadas até o momento, foram realizadas mais de 100 reuniões de trabalho e 14 oficinas para construção dos artefatos do Plano Estratégico, cada uma contando com aproximadamente 30 participantes.

De forma a ampliar ainda mais a possibilidade de contribuições de todos os membros e servidores da AGU, bem como de agentes externos que interagem com a Instituição, foram realizadas duas pesquisas de percepção (uma externa e outra interna), que agregaram importantes subsídios para as reflexões realizadas. Na pesquisa externa foram obtidas mais de 1700 respostas, enquanto na pesquisa interna participaram mais de 900 respondentes.

Para apoiar a equipe do Departamento de Gestão Estratégica - DGE na condução do processo, foi contratada uma consultoria especializada a partir da adesão à Ata de Registro de Preços Nº 07/2019, contemplando o apoio metodológico e executivo nas etapas de ‘Análise Ambiental’, ‘Referenciais Estratégicos e Mapa Estratégico’ e ‘Projetos e Entregas Estratégicas’. Cabe destacar que ainda houve importante contribuição da equipe da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia na etapa inicial, quando foi revisada a Cadeia de Valor da AGU.

As próximas etapas do Planejamento Estratégico serão a definição da carteira de projetos que contemplará as iniciativas  necessárias para o alcance da visão de futuro da AGU e o monitoramento da estratégia definida, que será efetivado tanto por meio das rotinas de controle dos indicadores e metas, como pelo acompanhamento da carteira de projetos.

 

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

As Diretrizes Estratégicas são o ponto de partida do processo de construção da estratégia. A partir delas, as instâncias de governança  priorizam os objetivos institucionais. Nesse sentido, a Missão é o principal artefato do Planejamento Estratégico, pois sintetiza a razão de existência da instituição. Já Visão, segundo componente das Diretrizes Estratégicas, traduz a projeção futura de onde se pretende chegar, criando uma imagem que possa ser absorvida pelos colaboradores e que sirva de motivação e mobilização de todos para a conquista do estado almejado.

As Diretrizes Estratégicas da AGU foram revisadas para o ciclo 2020-2023, e são as seguintes:

Missão: Promover a proteção jurídica do Estado Brasileiro em benefício da sociedade.

Visão: Ser reconhecida como função essencial à Justiça que promove soluções jurídicas seguras, efetivas e inovadoras para o Estado Brasileiro.

Neste novo ciclo do Planejamento Estratégico a Missão da AGU incorporou o conceito de “Promoção”, refletindo a intenção da instituição de se tornar ainda mais ativa na proteção jurídica do Estado Brasileiro, aspiração validada pela Visão, que estabelece o desafio da inovação das soluções jurídicas apresentadas.