Formar
Independente da jornada escolar, é necessário um amplo e participativo processo de atualização de orientações curriculares para o fortalecimento do currículo de Educação Integral considerando além do tempo os espaços escolares, materiais os sujeitos, saberes, territórios além da escola. Formar Lideranças da Gestão Pública, Equipes Técnicas e Profissionais da Educação atuantes na escola é um dos elementos chave para a ampliação da jornada escolar assegurar qualidade em sua oferta.
Ações previstas para todo o ciclo do Programa
- Realização de Seminários Regionais para atualização, revisão e consolidação de Orientações Curriculares por etapas e modalidades de ensino;
- Produção e lançamento da coleção de publicações com orientações curriculares para a Educação Integral em Tempo Integral por etapa da Educação Básica e modalidade;
- Formação de Equipes Técnicas de Secretarias e Gestores de Escola para Liderança Pública para Políticas de Educação Integral;
- Articulação de Sistemas de Ensino com Universidades para Editais de fomento para pesquisa em Educação em Tempo Integral;
- Articulação com Universidades para formação em Educação Integral em nível de extensão, aperfeiçoamento e especialização;
- Planejamento e oferta, por meio da Universidade Aberta do Brasil, de três programas de aperfeiçoamento profissional:
a) Gestão da Política de Educação Integral (Articuladores Pedagógicos);
b) Gestão Escolar na perspectiva da Educação Integral (Diretores/ Coordenadores Pedagógicos);
c) Currículo e Práticas Pedagógicas da Educação Integral (Professores).