Ciclo de Seminários Regionais de Intersetorialidade | Horizonte CE
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Programação
07/11
8h|Credenciamento
9h às 10h| Apresentação cultural e solenidade de abertura
10h30 às 11h30| Apresentação das experiências – Parte I
Arranjos de desenvolvimento da Educação do Extremo Sul da Bahia - ADE Abrolhos (Suzano)
Objetivos da experiência
- Fortalecer a educação pública do território do Extremo Sul da Bahia por meio de um trabalho intersetorial, garantindo o direito de todos e de cada um dos estudantes dos municípios que compõem o ADE Abr'olhos Bahia.
- Aumentar a taxa de matrícula e frequência escolar / Reduzir as disparidades de desempenho acadêmico / Envolver os pais e responsáveis no processo educacional / Integrar práticas de saúde física e mental no ambiente escolar.
- Dialogar e articular as ações educativas entre vários setores da sociedade
Municípios do Extremo Sul da Bahia e seus representantes
Mucuri - Dalmo Costa de SouzaSecretário Municipal de Educação
Prado – Prof Almira Ferreira da Cruz Delfino
Coordenadora Técnica do Ensino Fundamental II
Alcobaça - Carlos Lindemberg Muniz
Secretário Municipal de Educação
Nova Viçosa –Eliene santos Nascimento
Professora de História e técnica na Secretaria Municipal de Educação de Nova Viçosa/BA
Arranjos de desenvolvimento da Educação – ADE Maranhão (Suzano)
Objetivos da Experiência
Articular a rede educacional escolar, a rede de proteção e a participação social
Municípios – MA e seus representantes
São Pedro da Água Branca - Míriam da Silva PereiraTécnica da Secretaria Municipal de Educação
Itinga do Maranhão - Gildaci Costa Santos
Secretária Municipal de Educação
Vila Nova dos Martírios - Nailton Souza Saraiva
Assessor da Secretaria Municipal de Educação
Bom Jesus das Selvas – Cristiana da Silva Rodrigues Sobral
Técnica de Assuntos Educacionais Bom Jesus das Selvas
Cidelândia – MAMarlene Araújo Costa
Professora da Rede Municipal
COMPAZ – Recife
Objetivos da experiência
Prevenção da violência, promoção da cultura de paz e respeito aos direitos humanos.
Recife - Paulo Roberto Xavier de Moraes
Secretário Executivo de Segurança Cidadã do Recife
Instituto IPEMAC
Objetivos da experiência
Desenvolver projetos voltados para o atendimento pedagógico, socioambiental, as artes e cultura, esportes, linguagens, matemática, aulas de xadrez, música e dança
Ipecaetá - BA
Thacila Mota
Gestora Pedagógica do Instituto IPEMAC
11h30 às 12h30 | Debate
12h30 às 14h00 | Intervalo de almoço
14h às 15h | Apresentação das experiências – Parte II
Cienvivência na preservação cerrado brasileiro
Objetivos da experiência
Engajar os alunos em atividades práticas no ensino a partir de temas transversais contemporâneos que contemplassem os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) de forma a relacionar meio ambiente e saúde com a vivência e experiência de cada um.
Pastos Bons - MA
Rosa Maria Duarte Veloso
Professora da Rede Municipal. Selo Professor Transformador pelo Instituto Significare (2021) e (2022); Professor de Ciências do Ano 2021 e 2023 (FeSBE) - finalista, Prêmios Territórios do Instituto Tomie Ohtake (2021 e 2022) e outros.
Centro Juvenil de Ciência e Cultura Senhor do Bonfim
Objetivos da experiência
Criados pelo Decreto nº 12.829 de 04 de Maio de 2011, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) tem como objetivo promover o acesso dos estudantes às temáticas contemporâneas, mediante estudos e atividades interdisciplinares que potencializam o funcionamento da rede escolar formal. Com isso, cumprem um papel de extensão em relação à escola, e buscam através das propostas de cursos provocar o interesse de estudantes do ensino médio e mobilizá-los pelo prazer da descoberta.
Senhor do Bonfim - BA
Janair Torres Borges de Melo
Gestora no Centro Juvenil de Ciência e Cultura - Senhor do Bonfim
Centro de Atendimento Educacional Especializado
Objetivos da experiência
Prestar atendimento educacional especializado às crianças e suas famílias, criando uma interface entre a escola, Saúde e Promoção Social.
Mata de São João – BA
Girlene Lima Almeida
Equipe técnica da Secretaria de Educação
Combate ao trabalho infantil
Objetivos da experiência
Erradicar o trabalho infantil no território educativo, a partir de ações articuladas entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde.
16h00 às 17h15| Apresentação das experiências - Parte III
Projeto protagonismo juvenil na escola # Fora da escola não pode
Objetivos da experiência
Genilda de Souza Silva - Açailândia – MA
Supervisora Pedagógico da Escola Municipal Jesus de Nazaré
Educar para valer
Objetivos da experiência
Alfabetizar as crianças na idade certa
Erivonaldo Alves da Silva – Serra Talhada -PE
Secretário Municipal de Educação
CMEI+CEAMI= Direitos e Inclusão Infantojuvenil
Objetivos da experiência
Estabelecer relações intersetoriais entre o Centro Municipal e Educação Infantil (CMEI) e o Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI), visando contribuir para garantia de direitos e inclusão das crianças e adolescentes no desenvolvimento educacional e inclusivo nas diferentes dimensões socioemocional e cognitivo.
Carmelo Souza da Silva
Secretário Municipal de Educação – Vitória de Santo Antão
17h00 às 17h45| Debate
17h45 às 18h00 | Encerramento das atividades
08/11
9h às 9h15: Experiência de Horizonte como Cidade Educadora
Rita de Cássia Martins
Secretária Municipal de Educação
9h15 às 10h30 | Roda de conversa com participação Secretários de Educação
Intersetorialidade com a educação, hoje: governança e sustentação da intersetorialidade como estratégias de gestão
Carmelo Souza da Silva – Vitória de Santo Antão/PE
Dalmo Costa de Souza – Mucuri/BA
Erivonaldo Alves da Silva – Serra Talhada/PE
Gildaci Costa Santos – Itinga do maranhão/MA
Lourinalva Correia Coelho – Senhor do Bonfim/BA
José Marques Aurélio de Souza – Jucás, Seccional UNDIME/CE
Rita de Cássia Martins – Horizonte/CE
Paulo Sergio Nogueira – Pindoretama/CE
10h30 às 10h45 | Coffee break
Intervenção poética sobre intersetorialidade
Uma palavra não diz nada ao mesmo tempo esconde tudo
AUTOR: MÁRCIO MEDEIROS
Aqui nessa é terra de céu iluminado,
que quando a gente sai no sol o olho fica marejado
uma terra linda que faz parte desse imenso brasil,
a intersetorialidade, ideia que paira de forma bem gentil,
surge como um laço forte, uma união sem igual,
de diversos setores, pensando num só ideal.
Educação e saúde, lado a lado a trabalhar,
contra as dificuldades, juntos a caminhar,
com assistência social, nesse batalhar,
intersetorialidade, o caminho a trilhar.
Na roça da governança, com visão ampla e aberta,
a intersetorialidade, é a estratégia certa,
pra enfrentar os desafios, com mais eficácia,
promovendo o bem-estar, como toda a boa audácia.
Horizonte dança essa cultura, no cenário regional,
a intersetorialidade aqui faz um grande carnaval,
unindo diferentes vozes, em um só coro,
para construir um futuro mais sincero vigoroso.
Com intersetorialidade, horizonte é nordeste de norte a sul,
aqui todos juntos trilham um caminho de ceu azul,
promovendo o desenvolvimento, com coragem e união,
é assim que se constrói um horizonte exemplo para a nação.
Intersetorialidade na educação são trilhas de aprendizagem
um percurso que vem sendo traçado aqui com muita coragem
uma atuação do MEC em todos os lugares
seja na região, no estado principalmente nas cidades.
Você vem aqui nos visitar a gente te recebe de forma muito acolhedora
sabe por quê? porque aqui nós somos uma cidade educadora
agora vou me despedir pra poder ir embora
o sol já ta esquentando, já ta dando a minha hora.
Portanto, nesse cordel, a lição está posta,
intersetorialidade, aqui é ideia que o povo gosta,
para unir esforços, pensando no bem dos diversos,
e assim construir um brasil mais justo da verdadeira ordem e progresso.
10h45 às 11h45 | Apresentação de experiências – parte IV
Criança alfabetizada e fortalecimento dos anos iniciais
Objetivos da experiência
Alfabetizar as crianças na idade certa até o final do 2º do Ensino Fundamental e fortalecer os Anos Iniciais.
Marcos Antônio Soares da Silva – Paulista – PE
Secretário Municipal de Educação
Mobilização para frequência escolar - Todos para Escola: Lugar de Criança e Adolescente é na Escola
Objetivos da experiência
Garantir a frequência escolar.
Alcançar as metas estabelecidas no planejamento estratégico da Secretaria da Educação, assim como as metas do Plano Municipal da Educação
Keite Maria Santos Nascimento Lima – Alagoinhas-BA
Subsecretária Municipal de Educação
Vivências pedagógicas. Efetivando aprendizagens nas escolas municipais
Objetivos da experiência
Identificar a demanda de educandos com déficit em leitura, escrita, alfabetização e letramento matemático para atendimento nas turmas de Reagrupamento e Reforço Escolar (Círculos de Aprendizagem), e outras ações relativas ao atendimento ao estudante
Daniel Dias de Almeida – Monte Horebe – PB
Coordenador Pedagógico do Município
11h45 às 12h30: Sessão de encaminhamento e de encerramento
12h30 às 13h30| Intervalo Almoço
13h30 às 17h00 Visita de campo
13h30 às 15h00 | Bairro Planalto Horizonte
Objetivo da experiência
Conhecer as ações intersetoriais desenvolvidas entre os diversos equipamentos sociais, tendo como fundamento o conceito de territórios educativos.
15h00 às 17h00 | Comunidade Quilombola de Alto Alegre
Percorrer um pouco do território da comunidade quilombola de Alto Alegre, na perspectiva histórico-cultural, para manter contato com a arte, a memória ancestral e, no ensejo, dialogar com representantes da comunidade.
Encerramento da visita técnica
17h00 às 17h15| Encerramento