Notícias
Segurança Alimentar
Oficina debate fluxo integrado para atendimento a pessoas em situação de risco de insegurança alimentar
Foi realizada na sexta-feira (7.08), em Brasília, oficina técnica voltada à construção do Fluxo Integrado de Atendimento (FLIA) — quinta etapa operacional do Protocolo Brasil Sem Fome. A atividade reuniu equipes técnicas e gestores para discutir a organização do atendimento às pessoas e famílias em situação de risco de insegurança alimentar.
Durante a oficina, foi apresentada a proposta metodológica do FLIA, que orienta a construção de fluxos integrados entre o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O objetivo é organizar o atendimento para que pessoas e famílias em situação de risco de insegurança alimentar tenham acesso, de forma articulada, às ofertas públicas disponíveis no território.
Os participantes discutiram os principais elementos que compõem a proposta, como a definição de portas de entrada; pontos de encaminhamento; instrumentos de comunicação entre os sistemas; e ofertas públicas que poderão integrar o atendimento às famílias identificadas em situação de risco de insegurança alimentar.
A programação também incluiu atividades em grupos de trabalho e plenária para apresentação das contribuições, seguindo o roteiro metodológico proposto para a construção do FLIA nos estados e municípios.
Assessoria de Comunicação-MDS