Notícias
BALANÇO MGI
MGI promove inovação governamental por meio de abordagem colaborativa e compartilhamento de boas práticas
3ª Oficina CGINGA para a construção de diretrizes de inovação pública reúne profissionais de organismos internacionais, federais, estaduais, laboratórios e academia Foto: Reprodução
O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), promove uma série de iniciativas visando a promoção da inovação em governo, sustentável e inclusiva, inspirando a transformação do Estado brasileiro para proporcionar entregas efetivas e gerar mais valor para a população. Em 2025, a pasta seguiu apoiando equipes de órgãos e autarquias federais, de estados e municípios com ferramentas e conhecimentos sobre inovação, por meio de uma abordagem colaborativa e de compartilhamento de boas práticas.
O LA-BORA!gov, Laboratório de Gestão Inovadora do MGI, está à frente de iniciativas que pensam um serviço público inovador. Uma delas é o Time Volante, equipes flexíveis para atuar em projetos específicos de outras unidades e instituições públicas sem mudança de lotação, focando em inovação e colaboração. A iniciativa foi inicialmente testada em pequena escala dentro do Laboratório e hoje é um modelo aplicável a toda administração pública. Este ano, foram oferecidas duas edições da Mentoria Coletiva sobre Times Volantes que contaram com a participação de 38 entidades públicas.
O Laboratório também promoveu duas edições do Prateleira de Serviços, capacitação on-line que divulga ferramentas sobre práticas de gestão inovadoras e inclusivas disponíveis no serviço público, alcançando 10,9 mil visualizações no YouTube. Além disso, lançou a 3ª temporada do podcast Ondas de Inovação, sobre “Diversidade e inclusão nas equipes e na formulação de políticas públicas", com 9 episódios e 19 mil reproduções no Spotify (203% de aumento de reproduções comparado a 2024). O podcast foi premiado em duas categorias do 5° Prêmio Conexão Inova, que também premiou o próprio LA-BORA!gov e de outras de suas iniciativas. Em 2025, também foram entregues 30 serviços personalizados em atendimentos a demandas e outras iniciativas.
Ciência Comportamental
Outro trabalho que beneficia órgãos e entidades públicas de todo o país é o realizado pela Unidade de Ciências Comportamentais (CINCO) do MGI. A CINCO analisa o comportamento humano e os processos de tomada de decisão a partir de observação e experimentação sistemáticas, integrando conhecimentos da psicologia, economia, sociologia e neurociências para compreender como as pessoas agem e tomam decisões. A partir dessa análise, busca ajudar formuladores de políticas e serviços públicos a encontrar soluções inovadoras para os desafios.
Em 2025, a CINCO produziu 42 materiais informativos, entre relatórios, guias e até uma coleção de vídeos no YouTube. Também capacitou quase 3 mil participantes em ações de formação em Ciências Comportamentais, como oficinas, webinários e palestras, teve mais de 5 mil visualizações de eventos online. Com aplicação prática das ciências comportamentais, foram produzidos dez diagnósticos e soluções comportamentais em diferentes políticas públicas. O trabalho realizado com a metodologia da Jornada de Investigação de Problemas Comportamentais em Políticas Públicas foi reconhecido pelo 5° Prêmio Conexão Inova.
O ano da CINCO foi marcado ainda por duas parcerias de peso: uma com o Sebrae, que promoveu a 1ª Maratona de Ciências Comportamentais em Políticas Públicas para o Empreendedorismo, e outra com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para uso de ciências comportamentais na formulação e implementação de políticas públicas que impactem crianças, adolescentes e suas famílias, com atenção especial às populações vulneráveis.
Inovação e governança estratégica
O MGI ganhou uma nova coordenação-geral em 2025, que faz parte da Diretoria de Inovação Governamental (Dinov), da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges): a de Inovação e Governança Estratégica (CGINGA). A unidade foi criada para promover um Estado inovador por meio do incentivo à adoção de soluções inovadoras na construção e gestão de políticas públicas.
Em outubro, durante a Semana de Inovação, na Enap, a coordenação lançou o Manifesto Ginga, acrônimo para Governança, Incentivos, Normas, Gestão de capacidades e Ambiência que também forma a sigla da nova unidade da pasta. O manifesto promove um movimento para adoção pública de soluções inovadoras.
Além disso, a CGINGA estreou realizando três oficinas colaborativas para a construção de diretrizes para a promoção da inovação pública, que contou com mais de 150 pessoas, entre organismos internacionais, federais, estaduais, laboratórios e academia. Também estabeleceu parcerias internacionais com a Secretaria Geral Íbero Americana – SEGIB, o Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento - CLAD e a Embaixada da Dinamarca e ainda promoveu articulações estratégicas com institutos nacionais e internacionais, como o Laboratório de Governo do Chile e o Laboratório de Inovação Pública de Bogotá.