Notícias
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Vem aí a primeira Maratona de Ciências Comportamentais em Políticas Públicas para Empreendedorismo
As melhores soluções ganham visibilidade e poderão ser testadas com o apoio dos parceiros
A 1ª Maratona de Ciências Comportamentais em Políticas Públicas para o Empreendedorismo terá como foco a busca por soluções que auxiliem pequenos empresários a participarem de compras públicas, além de propor alternativas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino em favelas e comunidades urbanas. O evento, promovido pelo Sebrae com o apoio técnico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), será realizado entre 12 e 15 de agosto.
A maratona será transmitida ao vivo, em formato online. As inscrições já estão abertas, e os participantes formarão grupos para enfrentar desafios com mentoria de especialistas e suporte técnico. As melhores soluções poderão ser testadas com o apoio dos parceiros. O objetivo é encontrar soluções para dois desafios centrais.
O primeiro desafio será participar do processo de contratação pública pela primeira vez, e se destina a microempreendedores individuais (MEI) e a micro e pequenas empresas (MPE). O segundo desafio será realizar o planejamento necessário para a sustentabilidade do negócio, focado em mulheres empreendedoras em favelas e comunidades urbanas
“Ao final da maratona, as ideias mais promissoras para enfrentar os desafios comportamentais serão premiadas — e o melhor: darão o próximo passo rumo à testagem no mundo real”, informa a coordenadora da Unidade de Ciências Comportamentais do MGI, Marizaura Camões.
Os organizadores da maratona buscam reunir participantes que atuem em áreas como ciências comportamentais, gestão pública e políticas públicas, GovTech e inovação pública, empreendedorismo social, micro e pequenos negócios e pesquisa e estudos sobre comportamento, políticas públicas e empreendedorismo. Não é necessário ter formação técnica ou acadêmica. Experiências práticas e trajetórias diversas são bem-vindas.
No início da maratona, serão formados grupos com base no perfil dos participantes, buscando equilíbrio entre diferentes áreas, trajetórias e vivências. Os desafios serão trabalhados em grupos, e as melhores soluções podem seguir para testagem com apoio dos parceiros. Se aprovadas nos testes, as soluções têm chance de ganhar escala e transformar a vida de quem empreende no Brasil.
As propostas de solução serão avaliadas com base em critérios detalhados no site oficial da maratona, como alinhamento ao desafio, clareza na estratégia comportamental, viabilidade e potencial de impacto. A premiação será destinada aos 1º, 2º e 3º lugares.
Inscrição
As inscrições da 1ª Maratona de Ciências Comportamentais em Políticas Públicas para Empreendedorismo vão até 30 de julho, participe!
A inscrição é individual, gratuita e inclui um processo seletivo, no qual serão considerados: afinidade com os temas da maratona; diversidade de perfis (gênero, território, vivência); áreas de atuação e níveis de experiência; clareza da motivação e comprometimento. Serão selecionadas até 100 pessoas.
Para mais informações, programação completa e inscrições, acesse: https://impacthubflnsp.ac-page.com/maratonacienciascomportamentaissebraeimpacthub
Ainda tem dúvidas? Escreva para ciencias.comportamentais@impacthub.net
Ciências comportamentais
As ciências comportamentais são um campo interdisciplinar que estuda o comportamento humano e os processos de tomada de decisão, utilizando conhecimentos de diversas áreas como psicologia, sociologia, neurociência e economia. O objetivo é entender como fatores sociais, culturais, emocionais e cognitivos influenciam as ações e escolhas das pessoas.
A equipe da Unidade de Ciências Comportamentais (CINCO) da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI) está responsável pelo apoio técnico, fornecendo a expertise do tema. “A participação da CINCO possibilita um olhar estratégico das ciências comportamentais, com foco na geração de impacto real, com soluções desenhadas a partir da escuta, da experimentação e da ciência”, ressalta Marizaura Camões.
Para a gestora de projeto da CINCO, Débora Ribeiro, "essa é uma grande oportunidade de conciliar a participação da sociedade na formulação de soluções para problemas que são foco de políticas públicas, com a disseminação das Ciências Comportamentais como uma nova possibilidade de análise da realidade dos empreendedores e empreendedoras".