O MGI quer contribuir para que a COP30, que ocorre em Belém, na região amazônica e inaugura o ano da presidência do Brasil na Conferência do Clima, gere resultados concretos para a vida das pessoas e promova um desenvolvimento sustentável e inclusivo. O objetivo é reforçar, no debate climático internacional, a importância de um Estado estruturado e inovador para conduzir a transição ecológica e enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
A presidência brasileira da COP30 definiu uma agenda com 30 objetivos-chave voltados à implementação de ações climáticas globais e à promoção da inclusão de múltiplos atores. Alguns desses objetivos dialogam diretamente com o projeto de Transformação do Estado conduzido pelo MGI: fortalecimento do Estado como agente das soluções, valorizando e capacitando servidoras e servidores; o uso do poder de compra do Estado para impulsionar um desenvolvimento sustentável; e o desenvolvimento de infraestruturas públicas digitais para ampliar a inclusão social e acelerar a transição verde.
Esses pontos, além de guiar a programação de eventos conduzidos pelo MGI na COP30, também representam o compromisso do ministério com os planos de ação necessários para a construção de um futuro mais verde e inclusivo.