A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promove, nesta quinta-feira (23/10), o Infra Talks – Conversas que pavimentam o futuro, um dos principais encontros estratégicos sobre o desenvolvimento da infraestrutura nacional. O evento, que ocorrerá na sede da B3, em São Paulo, das 9h às 12h, reúne lideranças públicas, especialistas e investidores para discutir os rumos da sustentabilidade no setor de transportes terrestres.
Realizado em parceria com o Ministério dos Transportes e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Infra Talks também será a Reunião Participativa nº 11/2025 da ANTT, dedicada a receber contribuições aos editais do Sandbox Regulatório que integram o Programa de Sustentabilidade para Infraestrutura (PSI) da Agência.
Com o tema “Programa de Sustentabilidade para Infraestrutura na ANTT”, a reunião marca o início de um novo ciclo de inovação regulatória. A proposta é criar um ambiente de testes controlado — o Sandbox Regulatório — que permitirá o desenvolvimento de projetos e tecnologias voltadas à eficiência, à governança e à redução de impactos ambientais.
Além de fortalecer o papel do poder público e da iniciativa privada na transição para uma infraestrutura mais sustentável e resiliente, o evento ganha relevância adicional por ocorrer em meio aos leilões de rodovias federais, o que o torna um espaço privilegiado de diálogo técnico e estratégico sobre o futuro da regulação e das concessões no país.
Na prática, o encontro representa a integração entre o governo, o mercado e a sociedade na busca por soluções que projetem o Brasil rumo a um novo paradigma de desenvolvimento: mais limpo, mais eficiente e mais humano. A iniciativa também reforça o compromisso da ANTT e do Ministério dos Transportes com a agenda de sustentabilidade que se estende até a COP30, evento a ser realizado em Belém (PA), em novembro.
O Programa de Sustentabilidade para Infraestrutura da ANTT (PSI) é parte de uma agenda contínua de cooperação com o BID e com órgãos nacionais e internacionais, voltada à implementação de políticas públicas de longo prazo que deixem um legado positivo para as próximas gerações.