Notícias
INFRAESTRUTURA
Viaduto Papa Francisco é inaugurado em Aparecida (SP) e amplia mobilidade e segurança para motoristas, pedestres e romeiros
Fotos: Divulgação / Comunicação ANTT
A cidade de Aparecida (SP) recebeu, na manhã desta sexta-feira (19/9), uma importante obra de infraestrutura: o Viaduto Papa Francisco. A nova estrutura substitui a antiga passagem em nível da Avenida Itaguaçu, que oferecia riscos a motoristas, pedestres e romeiros que circulam diariamente no entorno do Santuário Nacional.
Com investimento de R$ 79 milhões da MRS Logística, concessionária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) responsável pela malha ferroviária da região, o viaduto integra o Plano de Investimentos da empresa para a renovação de sua concessão. O projeto, de geometria complexa, foi concebido para garantir fluidez ao tráfego de veículos e segurança aos pedestres, com uma passarela exclusiva para travessia.
A nova passagem beneficia diretamente cerca de 120 mil motoristas que trafegam diariamente pelo trecho da Via Dutra no Vale do Paraíba, reduzindo em média três minutos o tempo de espera que antes ocorria com a passagem de composições ferroviárias. Além de eliminar riscos de abalroamentos e atropelamentos, a obra facilita o acesso ao centro da cidade e ao estacionamento do Santuário Nacional, um dos maiores destinos de peregrinação do país.
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou que a inauguração do viaduto Papa Francisco vai levar mais segurança para as pessoas que vivem na região e promover a convivência social entre a população, o turismo religioso e o transporte de cargas existente. "Também fizemos uma vistoria nas rodovias, na RioSP, importante corredor para todos os peregrinos que passam com ações concretas que vão permitir trazer mais segurança e melhores condições nessa importante região de São Paulo e do Brasil", disse o diretor-geral.
A inauguração contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, que destacaram a relevância da entrega para a mobilidade urbana e a segurança ferroviária. A ANTT, responsável por regular o contrato de concessão, acompanhou de perto todo o processo de execução e a fase de testes operacionais iniciada há dois meses.
O viaduto, oficialmente batizado de Papa Francisco após aprovação pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, representa um marco para Aparecida e para a região, reforçando o compromisso do Governo Federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres com a melhoria da infraestrutura do transporte terrestre, a segurança e a proteção da vida.
Antes e depois do Viaduto Papa Francisco
Impactos diretos para a população
Mais Segurança
Fim dos riscos de atropelamentos e colisões na antiga passagem em nível.
Sem Espera
Economia de tempo no trajeto, sem interrupções pela passagem de trens.
Mobilidade Ágil
Fluxo viário mais rápido e eficiente entre bairros e centro da cidade.
Acesso ao Santuário
Chegada facilitada para romeiros e turistas ao Santuário Nacional.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias