Notícias
AVISO DE PAUTA
Sessão híbrida vai debater proposta da ANTT que cria selo ESG Cargas
Imagem: Divulgação / Comunicação ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza, na tarde de quinta-feira (21/8), sessão híbrida da Audiência Pública 005/2025, que trata da proposta de criação do selo ESG Cargas, como reconhecimento aos transportadores rodoviários remunerados que adotam práticas ESG.
A proposta é que o selo seja concedido, de forma voluntária, a transportadores devidamente registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e que comprovem aderência aos critérios de três dimensões fundamentais: ambiental, social e governança (ESG).
O Selo ESG Cargas também busca destacar transportadores que adotam medidas para melhorar a segurança viária, proteger a biodiversidade, garantir condições dignas de trabalho e promover a diversidade e inclusão no setor. Trata-se de uma ação que reconhece a importância de quem movimenta o Brasil com responsabilidade ambiental e compromisso social.
O projeto prevê diferentes níveis de reconhecimento. Transportadores que cumprirem critérios de apenas um ou dois fatores (E, S ou G) receberão selos parciais — como “Selo Cargas Ambiental” ou “Selo Cargas Governança e Social”. Já aqueles que atenderem simultaneamente aos três pilares receberão o selo integral, Selo ESG Cargas, com validade nacional.
Não é necessário credenciamento prévio para os jornalistas interessados em acompanhar o evento, que terá transmissão pelo canal da ANTT no YouTube.
SERVIÇO
Sessão pública híbrida da Audiência Pública 005/2025 sobre criação do selo ESG Cargas
Data: 21/8, 14h às 18h (horário de Brasília)
Local: Sede da ANTT Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, lote 10, trecho 03 Projeto Orla Polo 8. Brasília-DF, CEP: 70200003 (com transmissão pelo canal da ANTT no YouTube)
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias