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Integração em Movimento: ANTT realiza visita técnica ao Centro de Supervisão do Transporte Público do DF
Foto: Divulgação / Comunicação ANTT
Na manhã desta terça-feira (2/9), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu mais um passo importante para a melhoria da mobilidade urbana na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF). Técnicos e gerentes da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS/ANTT) realizaram visita técnica ao Centro de Supervisão Operacional do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF), localizado no Setor de Garagens Oficiais Norte.
Recebida pelo secretário de Mobilidade e Transporte do DF, Zeno Gonçalves, a equipe da ANTT conheceu a estrutura tecnológica que acompanha diariamente a operação do transporte público da capital federal, responsável por atender cerca de 800 mil usuários todos os dias. A visita reuniu também representantes da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), da Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (ANATRIP), da TACOM – Soluções em Mobilidade e da Transportadora Amazônia Inter.
O encontro ocorre em um momento estratégico, que é a estruturação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno do DF (CIRME), iniciativa conjunta do Distrito Federal e do Estado de Goiás, que busca integrar e aprimorar a gestão do transporte semiurbano. A ANTT já iniciou a organização e padronização dos dados operacionais do Sistema de Transporte Rodoviário Interestadual Semiurbano de Passageiros (STRISP), passo essencial para viabilizar uma futura transição de gestão ao consórcio.
Entre os pontos observados pela equipe da Agência, estão as tecnologias de bilhetagem eletrônica, georreferenciamento, sistemas de arrecadação, repasse de receitas e compartilhamento de informações com plataformas digitais de mobilidade. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB/DF) também apresentou avanços recentes do STPC/DF, como lançamento do aplicativo “DF no Ponto”, já com 170 mil usuários ativos, expansão de 60% na demanda após o programa Vai de Graça, que garante gratuidade em domingos e feriados, desenvolvimento de atendimento via WhatsApp com inteligência artificial para consultas e denúncias e instalação de QR Codes em paradas, permitindo acesso em tempo real a linhas e horários.
Com essa aproximação, a ANTT reforça sua missão de garantir mais eficiência, transparência e qualidade no transporte de passageiros, criando as condições técnicas necessárias para a plena integração entre o transporte interestadual semiurbano e o transporte coletivo do DF. O compromisso é oferecer ao cidadão um serviço mais acessível, moderno e conectado às suas necessidades, promovendo mobilidade segura e sustentável para toda a região do Entorno e do Distrito Federal.
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
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