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EPR Via Mineira completa 30 dias e supera expectativas no primeiro mês de operação da BR-040

Em apenas 30 dias de atuação, os trabalhos iniciais promovem melhorias significativas na rodovia
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Publicado em 09/09/2024 18h17 Atualizado em 11/09/2024 17h13
EPR Via Mineira completa 30 dias e supera expectativas no primeiro mês de operação da BR-040

Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

A EPR Via Mineira, responsável pela administração da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, completou seu primeiro mês de operações, iniciado em 6 de agosto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Até 5 de setembro, a concessionária realizou 2.439 atendimentos para garantir a segurança viária, recuperou mais de 17 quilômetros de pavimento e implementou mais de 200 placas de sinalização.

Ao longo do primeiro mês, a concessionária aplicou mais de 7.000 toneladas de asfalto em serviços de pavimentação, retirou 30 toneladas de lixo acumulado nas pistas, roçou 295 quilômetros de vegetação na faixa de domínio e limpou 25 quilômetros de sistemas de drenagem.

Como parte do plano de ações prioritárias dos primeiros 100 dias de concessão, que contempla 42 iniciativas imediatas para melhorar a rodovia e reforçar a segurança dos usuários, a EPR Via Mineira conclui neste domingo (8) uma série de intervenções no Trevo de Moeda, em Itabirito. As obras contemplam melhorias no pavimento e na sinalização, com o objetivo de otimizar o fluxo de veículos e criar uma faixa de aceleração mais segura para os motoristas que saem de Moeda.

Segundo o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, estamos presenciando um balanço positivo. “Atualmente, a EPR Via Mineira está superando as expectativas. As intervenções, como a revitalização asfáltica, estão sendo feitas no período noturno para minimizar impactos para os usuários da BR-040. Além disso, serviços operacionais, como mecânicos e médicos, também estão em andamento. O levantamento inicial indica um resultado positivo para a concessão desse trecho”, ressaltou.

"As obras de revitalização estão avançando em ritmo acelerado, envolvendo desde a recuperação de pavimentos até a implantação e restauração de sinalizações, além de roçadas e limpezas nas margens da via. Nosso objetivo é garantir a máxima qualidade e segurança para quem utiliza a BR-040", afirmou Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.

O contrato regulado e fiscalizado pela ANTT tem a duração de 30 anos, neste período a EPR Via Mineira investirá R$ 8,7 bilhões na BR-040, com foco na duplicação de 164 km, adição de 42 km de faixas, correções de traçado e instalação de passarelas e novas luzes em áreas de baixa visibilidade. Nos primeiros sete anos, serão aplicados R$ 3,2 bilhões em melhorias na rodovia.

Além de garantir mais conforto e segurança à população, os investimentos asseguram desenvolvimento regional para os municípios por onde o trecho da concessão passa, com previsão de arrecadação de R$ 9 milhões em ISS por ano.

Serviço de atendimento 24 horas

Durante o primeiro mês de concessão, foram contabilizados 837 atendimentos solicitados diretamente pelos motoristas, enquanto 1.602 ocorreram por iniciativa das viaturas operacionais que patrulham os 232 quilômetros concedidos. Entre os incidentes registrados, 1.223 foram decorrentes de panes mecânicas, 118 de acidentes e 92 de incêndios. A concessionária também realizou a remoção de 583 veículos por meio de guinchos e prestou 188 atendimentos pré-hospitalares.

As viaturas de inspeção mantêm patrulhamento constante, 24 horas por dia. Caso seja identificada alguma anormalidade ou um motorista necessitando de assistência, a equipe realiza o atendimento inicial de imediato e permanece de prontidão. Os atendimentos são coordenados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe as chamadas e mobiliza as equipes mais próximas para garantir uma resposta rápida e eficiente.

A EPR Via Mineiras opera com cinco Bases de Atendimento ao Usuário, situadas em Nova Lima, Congonhas, Carandaí, Barbacena e Santos Dumont. Elas oferecem infraestrutura de apoio com ambulâncias, guinchos leves e pesados, viaturas de inspeção de tráfego, caminhões de combate a incêndio e veículos para apreensão de animais. Esses locais também servem como pontos de apoio aos motoristas, disponibilizando banheiros e água potável.

O serviço de atendimento em pista é gratuito para todos os motoristas. Em caso de emergência, os usuários podem ligar para o número 0800 003 1040, que também fornece informações sobre as condições da estrada, bloqueios e trechos em obras. Nos primeiros 30 dias de operação, o serviço de emergência recebeu 2.636 ligações.

Assessoria Especial de Comunicação - AESCOM ANTT
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