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CONSCIENTIZAÇÃO

Comissão de Ética da ANTT lança campanha com Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais

Objetivo é orientar sobre a importância de preservar a imagem de instituição e evitar manifestações que possam ser interpretadas como oficiais
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Publicado em 18/07/2024 15h43
Comissão de Ética da ANTT lança campanha com Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais

Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de sua Comissão de Ética (CEANTT), acaba de lançar uma nova campanha focada no uso ético e responsável das redes sociais por seus servidores e colaboradores. A iniciativa visa orientar os funcionários sobre a importância de preservar a imagem da instituição e evitar que manifestações pessoais sejam interpretadas como posicionamentos oficiais.

Dessa forma, o material, informativo e educativo, mostra que é importante fazer o uso consciente das redes sociais. Além disso, a campanha destaca que, ao se identificar como integrante de uma instituição pública, como a ANTT, as publicações nas redes sociais podem impactar diretamente a percepção pública da Agência. Por isso, é essencial que os servidores utilizem bom senso ao compartilhar conteúdos relacionados ao ambiente de trabalho, evitando interpretações que possam prejudicar sua própria imagem e a da Agência.

Espaço Aberto

Publicar nas redes sociais é comparado a falar para uma plateia. Assim, a Comissão de Ética recomenda que, antes de postar uma opinião particular, o servidor deve avaliar cuidadosamente a veracidade das informações e observar os princípios da verdade, da legalidade e da boa-fé. Respeito, cordialidade e ponderação são posturas essenciais para manter um ambiente digital saudável e íntegro.

Terra de Ninguém?

A campanha também esclarece que é uma falsa impressão achar que as mídias sociais são um território livre para falar qualquer coisa sem consequências. Participar das redes sociais é um ato de caráter público e, por isso, o servidor será responsável por tudo que publicar. Condutas inadequadas como assédio moral ou sexual, bullying ou exposição de conteúdos racistas ou discriminatórios podem gerar graves consequências criminais.

Redes Sociais: Pessoais vs. Corporativas

A CEANTT diferencia as redes sociais pessoais das corporativas. As redes sociais pessoais, como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok, são voltadas para o entretenimento e expressão individual. Já as redes sociais corporativas, como Yammer e Teams, são voltadas para o trabalho, comunicação e colaboração entre profissionais da mesma organização.

O uso dessas redes corporativas requer cuidados específicos, como manter um tom profissional nas interações, evitar conteúdos impróprios ou irrelevantes, verificar a veracidade das informações antes de compartilhar e proteger dados sensíveis ou confidenciais da instituição.

Sobre a CEANTT

Criada pela Deliberação ANTT nº 1, de 8 de janeiro de 2004, a Comissão de Ética da ANTT atua como instância consultiva do Diretor-Geral e dos servidores da ANTT. Seu objetivo é orientar e aconselhar sobre a conduta ética, inclusive no relacionamento com o cidadão e na preservação do patrimônio público.

O Código de Ética da ANTT e o Regimento Interno da CEANTT foram aprovados pela Deliberação ANTT nº 284, de 5 de novembro de 2009. A CEANTT tem a missão de recomendar, acompanhar e avaliar ações de disseminação, capacitação e treinamento sobre normas de ética e disciplina, além de apurar condutas que possam violar o Código de Ética da ANTT e o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

>>> Acesse aqui o Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais <<<

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