Notícias
FERROVIAS
ANTT reforça compromisso com revitalização ferroviária na Baixada Fluminense em sessão na Câmara dos Deputados
Foto: transmissão Câmara dos Deputados no YouTube.
O superintendente de Ferrovias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Alessandro Baumgartner, participou, na manhã de terça-feira (6/5), de audiência pública promovida pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. O encontro teve como foco a revitalização da malha ferroviária na Baixada Fluminense, região estratégica do estado do Rio de Janeiro.
Durante sua fala, Baumgartner ressaltou o compromisso da ANTT com a execução das 236 obras previstas no plano de investimentos da MRS Logística até 2030. “Estamos fazendo um acompanhamento bem específico e direto com relação a essas obras. O cronograma está sendo cumprido, as obras estão sendo realizadas dentro do tempo previsto. Temos convicção de que, até 2030, teremos todo esse caderno de obrigações concluído”, afirmou.
A representante da MRS Logística, Rosa Cassar, apresentou um panorama da concessão operada pela empresa desde 1996. Em 2015, a concessionária protocolou o pedido de renovação contratual, que foi aprovado pela diretoria da ANTT após audiências públicas e parecer favorável do Tribunal de Contas da União (TCU). Com a renovação, a concessão foi estendida até 2056.
Segundo Cassar, o projeto da MRS contempla obras em 60 municípios e deve beneficiar mais de 30 milhões de pessoas. Estão previstos mais de R$ 11 bilhões em obras de infraestrutura e outros R$ 20 bilhões em aquisição de ativos e iniciativas de sustentabilidade. Entre os objetivos estão a ampliação da capacidade ferroviária, a redução de conflitos urbanos com a construção de viadutos, passagens de nível e passarelas, além da melhoria da mobilidade urbana e da segurança.
O presidente da sessão, deputado Bebeto (PP-RJ), destacou a relevância do tema para o estado do Rio de Janeiro. “Esta é uma oportunidade fundamental para discutirmos o futuro da infraestrutura ferroviária fluminense, especialmente com a revitalização da malha na Baixada, a partir de obras que começam em São João de Meriti e seguem por toda a região.”
O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo César Ribeiro, também participou da audiência e apresentou o projeto do Anel Ferroviário Sudeste, que visa conectar capitais, portos e polos industriais da região por meio de um complexo de ferrovias. Ribeiro destacou ainda a futura Estrada de Ferro 118, que ligará a Região Metropolitana do Rio de Janeiro à Grande Vitória, no Espírito Santo. O edital de outorga desse novo trecho está previsto para 2025.
A sessão pública foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Assista abaixo:
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias