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RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

ANTT recebe menção honrosa no P3 Awards com o Projeto de Concessões das Rodovias Integradas no Paraná

Agência foi finalista em mais três categorias
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Publicado em 25/10/2024 10h48 Atualizado em 25/10/2024 14h37
ANTT recebe menção honrosa em premiação internacional com o Projeto de Concessões das Rodovias Integradas no Paraná

Foto: Beto Agra / AESCOM ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, nesta quinta-feira (24/10), uma menção honrosa na prestigiada premiação internacional P3 Awards, que homenageia, reconhece e premia os melhores projetos de parcerias público-privadas (PPP) das Américas. O destaque foi para o projeto dos “Lotes Integrados do Paraná”, na categoria "Best Operational Project Best Road, Bridge or Tunnel Project" (Melhor Projeto de Estrada, Ponte ou Túnel).

Nesta edição, o P3 Awards reuniu projetos do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Porto Rico, Colômbia e México, além de outros países, para celebrar as PPPs mais bem-sucedidas e inovadoras do continente americano. A ANTT concorreu ao prêmio em Nova Iorque, onde marcou presença em quatro categorias: Promotora do Ano do Setor Público; Melhor Projeto de Estrutura Financeira; Melhor Projeto Operacional e Melhor Projeto de Estrada, Ponte ou Túnel. Esta é a 4ª edição e terceiro ano consecutivo que a Agência recebe indicações à premiação, reforçando o papel estratégico da Agência no desenvolvimento de infraestrutura rodoviária e na aplicação de inovações no setor.

Neste ano, a ANTT foi finalista com quatro projetos que representam marcos na infraestrutura nacional:

  • Promoter/Procurer Of The Year (Promotora do Ano do Setor Público): Categoria que reconhece o papel fundamental da ANTT na promoção de projetos de infraestrutura;
  • Best Financial Structure Project (Melhor Projeto de Estrutura Financeira): O Novo Modelo de Recuperação de Ativos Rodoviários Estressados, aplicado no caso da Concessionária Nova Rota Oeste;
  • Best Operational Project (Melhor Projeto Operacional): A implementação de Sandbox de Pesagem em Movimento de Alta Velocidade (HS-WIM), uma inovação para garantir maior eficiência no monitoramento rodoviário;
  • Best Road, Bridge Or Tunnel Project (Melhor Projeto de Estrada, Ponte ou Túnel): Projeto dos Lotes Integrados do Paraná, que cobre uma extensão de 3,3 mil km de rodovias e envolve R$ 50 bilhões em investimentos.

Em um ano de competição acirrada, a menção honrosa recebida pela ANTT na categoria de Melhor Projeto de Estrada, Ponte ou Túnel consolida o reconhecimento internacional de um projeto grandioso e essencial para o Brasil. O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, celebrou a conquista, destacando a importância do reconhecimento internacional para o trabalho da equipe da agência:

“Estivemos presentes na premiação P3 Awards, melhores projetos de concessão das Américas, e ganhamos uma recomendação especial com os projetos do Lote do Paraná. São seis lotes, 3,3 mil km de concessão, R$ 50 bilhões investidos e é muito gratificante ter esse reconhecimento internacional”, celebrou Vitale.

Luciano Lourenço, diretor da ANTT e relator do processo dos Lotes do Paraná, enalteceu o impacto do prêmio para o setor e agradeceu aos parceiros envolvidos. “Esse prêmio é para todos aqueles que trabalharam junto com a gente nesse projeto, como o Ministério dos Transportes, INFRA S.A. e, principalmente, a ANTT. Projeto grandioso, vanguardista e com reconhecimento internacional agora. Mais um prêmio para a ANTT e para a nossa equipe destacada", completou o diretor.

Sobre o Projeto de Concessões das Rodovias Integradas no Paraná

Começaram no início deste ano, no mês de fevereiro, as atividades que vão revolucionar o panorama viário do estado do Paraná e de todo o Brasil. O novo capítulo na infraestrutura foi marcado pela assinatura do documento que autoriza o início das atividades dos Lotes 1 e 2 das Rodovias Integradas do Paraná.

Com a assinatura dos contratos de concessão, que abrangem inicialmente mais de mil quilômetros de estradas estaduais e federais, a expectativa de investimento de R$ 30,4 bilhões ao longo de 30 anos promete melhorias significativas para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região. O trabalho inédito foi construído entre Governo Estadual e Governo Federal ao longo de quase cinco anos, envolvendo parceria e diálogo integrados da ANTT com DNIT e DER.

O modelo construído é inédito, porque pela primeira vez não foi concedido apenas o trecho de uma rodovia, mas uma malha viária, um anel integrado. O Lote 1, situado em Curitiba, Paraná, abrange uma extensão de 473,01 km, compreendendo importantes vias como BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Já o Lote 2, também na capital paranaense, estende-se por 604,66 km, englobando trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.

O impacto dessas concessões vai muito além das estradas, afetando diretamente 40 municípios e aproximadamente 6 milhões de pessoas. As concessionárias agora assumem o desafio de manter, modernizar e expandir a infraestrutura rodoviária, com planos ambiciosos que incluem duplicações, faixas adicionais, vias marginais, ciclovias, viadutos, trincheiras e outras melhorias estruturais nessa malha viária integrada.

Assessoria Especial de Comunicação - AESCOM ANTT
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Infraestrutura, Trânsito e Transportes

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