Notícias
ESG
ANTT promove reflexões sobre sustentabilidade no evento InfraESG
Foto: Jeff D’Avila / AESCOM ANTT
Nesta quinta-feira (28/11), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou o evento InfraESG. Em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério dos Transportes, a iniciativa reuniu especialistas e líderes do setor para debater pautas sustentáveis.
O encontro trouxe reflexões sobre práticas inovadoras e marcou o lançamento do Atlas da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), que apresenta um panorama dos investimentos e do status atual das ações de sustentabilidade implementadas pelas concessionárias.
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, destacou os avanços alcançados sob sua gestão, especialmente com o Programa PROREV, que promove uma revolução regulatória, tecnológica e comportamental na Agência. “Uma das iniciativas do programa é o ciclo ESG, que elabora e executa a política de sustentabilidade da ANTT de forma transversal, tanto internamente quanto nos assuntos relativos aos modos de transporte sob nossa competência”, frisou.
Outro ponto alto do evento foi a participação do secretário de sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Clovis Benevides, que elogiou as ações da ANTT. “Gostaria de enaltecer a postura disruptiva da ANTT, que tem implementado as políticas públicas com coragem, garantindo entregas importantes para avançarmos com a sustentabilidade e modernidade nos contratos de concessão de infraestrutura nos transportes”, afirmou Benevides.
Os debates enfatizaram a importância de criar ambientes mais diversos e inclusivos, promovendo a equidade como um valor essencial para as organizações. De acordo com o diretor da ANTT, Felipe Queiroz, a Agência tem priorizado a sustentabilidade na agenda. “A sustentabilidade hoje é um dos valores presentes na ANTT. Este tema permeia todas as decisões da Agência, seja para o público interno como para as decisões regulatórias que impactam a vida da sociedade”, falou o diretor.
Durante os painéis da tarde, os participantes exploraram temas como o Pacto Ecológico Europeu e as tendências regulatórias no Brasil, analisando oportunidades para impulsionar práticas sustentáveis.
Paola Arrunategui, chefe de operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também esteve presente e ressaltou a parceria com a ANTT. Temos atuado para oferecer recursos, inovações e transferência de conhecimento para o desenvolvimento de projetos que promovam o crescimento de forma sustentável no setor de infraestrutura de transportes. Estamos alinhados com as metas da ANTT e do governo federal”.
Também foram abordadas possibilidades de financiamento sustentável, com foco em como essas iniciativas podem catalisar transformações no setor.
>>> Acesse aqui para ver todas as fotos do evento <<<
Assista, na íntegra, à transmissão do evento
Assessoria Especial de Comunicação - AESCOM ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias