Notícias
INSTITUCIONAL
ANTT Participa de Reunião Ordinária da CNT para Diálogo Setorial de Ferrovias
Foto: Beto Agra / AESCOM ANTT
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou, nesta terça-feira (03/12), da reunião ordinária da IV Seção da Confederação Nacional de Transporte (CNT), que debate o tema do Transporte Ferroviário de Cargas e de Passageiros. A agência é membro permanente deste diálogo setorial. O encontro ocorre anualmente, na sede da CNT.
O diretor-geral, Rafael Vitale, e o superintendente de Ferrovias, Alessandro Baumgartner, representaram a ANTT no encontro e apresentaram as perspectivas do setor ferroviário para os próximos anos e as realizações da ANTT na gestão atual. Vitale destacou o avanço de temas estratégicos para o desenvolvimento das ferrovias no Brasil, como a nova Resolução do Chamamento Público, que permitirá a destinação de trechos que fazem parte das atuais malhas, mas estão sem utilização ou com baixa demanda de tráfego.
“Estamos bastante entusiasmados com esse mecanismo regulatório que pode destravar a execução de diversos trechos ferroviários que hoje estão subutilizados. Podemos explorar o transporte de passageiros regular, turístico ou até mesmo para cargas gerais em determinadas regiões, como as de produção agrícola, manufaturados, exploração de minério e alguns outros.”
Outros temas foram discutidos no encontro e fizeram parte da apresentação do diretor-geral, como o avanço significativo das obras da Fico, Fiol e Transnordestina, que em breve podem começar a ter operações ferroviárias. Outras pautas relevantes foram a renovação da FCA, Malha Sul, Malha Oeste, autorizações ferroviárias, Ferrogrão e o aperfeiçoamento do monitoramento de acidentes.
Outras entidades e concessionárias também fazem parte desta IV Seção da CNT de diálogos setoriais, como a ANTP Trilhos, ANTF, VLI e MRS.
Sobre as Seções Temáticas da CNT
A CNT promove as seções temáticas de diálogo setorial anualmente e abrange o transporte de cargas, ferroviário de cargas e passageiros, e infraestrutura e logística. As reuniões ordinárias seguem uma pauta pré-determinada; este ano, foram discutidos temas como a COP 29 e 30, política de transporte ferroviário, renovações ferroviárias, devolução de trechos concedidos, prorrogação antecipada de contratos e o Marco Legal do Transporte Público, entre outros. O próximo encontro será em março de 2025.
Assessoria Especial de Comunicação - AESCOM ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias