Notícias
INFRATALKS
ANTT encerra ciclo do InfraTalks 2025 destacando o papel das concessões na sustentabilidade e transformação da infraestrutura
Foto: divulgação.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na manhã desta quinta-feira (11/12), na B3, em São Paulo, a sexta edição do InfraTalks – Conversas que pavimentam o futuro em 2025. Com o tema “O papel das concessões na sustentabilidade, conectividade e transformação”, o encontro antecedeu o leilão da BR-381/MG/SP – Autopista Fernão Dias e marcou o encerramento de um ciclo de debates iniciado em fevereiro.
Participaram da abertura o diretor da ANTT, Felipe Queiroz; o diretor-presidente da Infra SA, Jorge Bastos; o presidente da ABCR, Marco Aurélio; e o CEO do Instituto de Regulação, Inovação e Sustentabilidade (IRIS), Felipe Sampaio. A moderação ficou a cargo de Guilherme Peixoto, superintendente de Licitações da B3.
Durante o evento, as autoridades destacaram a relevância de uma regulação madura, voltada para resultados e capaz de promover desenvolvimento sustentável, ganhos ambientais e inovação que beneficie diretamente a sociedade.
Felipe Queiroz ressaltou o marco histórico alcançado pela Agência em 2025, ano que registrou 10 leilões de concessão, um recorde no setor:
“O que estamos fazendo aqui hoje não tem precedentes. Os números falam por si só. É com muita felicidade que encerramos o ano com este sexto InfraTalks.”
Um ciclo de debates ao longo de 2025
O InfraTalks de dezembro concluiu uma série de seis encontros que abordaram temas essenciais para o aprimoramento da infraestrutura de transportes no país. As edições anteriores foram:
- 27 de fevereiro: O papel das concessões de transportes para a resiliência da infraestrutura;
- 30 de abril: Mecanismos de garantia contratual;
- 26 de junho: Roadmap de negócios sustentáveis e otimização de soluções consensuais;
- 14 de agosto: Integridade em foco;
- 23 de outubro: Programa de Sustentabilidade para a Infraestrutura (Participação e Controle Social).
Além do InfraTalks, a programação de 2025 também contou com três edições do InfraESG, reforçando o compromisso institucional com práticas sustentáveis e governança avançada.
Durante o encontro, foi lançado o Atlas ABCR de Sustentabilidade 2026, que apresenta um panorama atualizado das práticas ESG implementadas nas rodovias concedidas.
Também foi detalhado o Programa de Sustentabilidade da ANTT, previsto para ser implementado em 2026 por meio de um sandbox regulatório. A iniciativa permitirá que concessionárias participem de forma voluntária e experimental, adotando medidas alinhadas às melhores práticas de sustentabilidade.
O painel contou com a participação de Cynthia Ruas, superintendente de Sustentabilidade, Pessoas e Inovação da ANTT; Clóvis Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes; Reinaldo Fioravanti, head da Divisão de Transporte do BID; e Juliana Silva, diretora de sustentabilidade da Motiva.
O InfraTalks – Sustentabilidade, Conectividade e Transformação foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da ANTT no YouTube. Assista:
Coordenação-Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias