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ANTT e Transportes lançam política inédita, ampliam maior carteira da história e abrem novo ciclo de concessões rumo ao transformador 2026

Em 2026, carteira de projetos prevê oito leilões ferroviários e 13 leilões rodoviários, injetando quase R$ 290 bilhões em investimentos
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Publicado em 26/11/2025 18h00
Foto mostrando ministro dos transportes, Renan Filho, diretores da ANTT e outras autoridades no evento

Fotos: Donavan Sampaio / Comunicação ANTT

A infraestrutura nacional virou uma página importante nesta terça-feira (25/11), quando o Ministério dos Transportes apresentou a primeira Política Nacional de Concessões Ferroviárias e anunciou o pipeline de projetos para 2026 em ferrovias e rodovias. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação e fiscalização das concessões federais, assume papel central na execução desse novo ciclo, que reposiciona o país no mapa mundial da logística e cria condições reais para investimentos inéditos em ferrovias e rodovias. Os diretores da ANTT, Alex Azevedo e Severino Neto, acompanharam a agenda ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de outras autoridades.

Com o lançamento da Política Nacional de Concessões Ferroviárias e de uma carteira robusta de projetos para 2026, o Brasil inaugura agora um novo momento na infraestrutura de transportes rodoviários e ferroviários. A ANTT e o Ministério dos Transportes, protagonistas desse avanço, já encerram 2025 com recorde de leilões e se preparam para um próximo ano ainda mais decisivo — com mais trilhos, mais estradas modernizadas, mais desenvolvimento sustentável e mais segurança para milhões de brasileiros em todos os estados.

Pela primeira vez, o Brasil passa a contar com uma política ferroviária moderna, integrada e sustentável — uma diretriz de Estado. A iniciativa estrutura projetos alinhados às melhores práticas internacionais, moderniza regras contratuais, aprimora governança, fortalece a segurança jurídica e estabelece um modelo inovador de funding, combinando recursos públicos e privados para viabilizar grandes obras, inclusive greenfield. É o maior passo institucional para recuperar décadas de atraso no setor.

Em 2026, a carteira de projetos prevê oito leilões ferroviários, que somam mais de 9 mil quilômetros de trilhos, R$ 140 bilhões em investimentos diretos e potencial de até R$ 600 bilhões injetados no sistema ao longo da vida dos contratos. Projetos estruturantes como o Anel Ferroviário do Sudeste, a Ferrogrão, a Malha Oeste e os corredores da Malha Sul integram a lista. Para o usuário final, isso significa redução de custos logísticos, ampliação da competitividade da produção nacional e novas alternativas sustentáveis de circulação de cargas e passageiros.

Fotos diretores da ANTT
Diretores da ANTT, Severino Neto e Alex Azevedo

No modal rodoviário, o ritmo igualmente se acelera. Serão 13 leilões previstos para 2026, totalizando mais R$ 148 bilhões em investimentos e obras que promovem duplicações, passarelas, faixas adicionais, marginais, pontos de parada e descanso, além de serviços modernos de atendimento ao usuário. Entre os destaques está a Rota dos Sertões, a primeira grande concessão rodoviária exclusivamente nordestina, com leilão marcado para março de 2026.

O anúncio ocorre no mesmo ano em que a ANTT bateu seu recorde histórico: 21 leilões realizados em menos de três anos, mais de 10 mil quilômetros concedidos e investimentos que superam R$ 232 bilhões — número que ainda crescerá com a concessão da Fernão Dias, marcada para dezembro. Somente este ano, foram oito leilões e a Agência fecha 2025 com resultados sólidos, começando 2026 pronta para entregar a maior carteira de projetos rodoviários e ferroviários de uma única gestão.

"Esses avanços impactam diretamente a vida das pessoas — sobretudo quem depende diariamente das estradas e dos trilhos para trabalhar, acessar serviços públicos, transportar mercadorias ou simplesmente se deslocar com segurança. Mais infraestrutura significa mais empregos, mais competitividade, mais fluidez e menos acidentes. Significa permitir que idosos, pessoas com deficiência, motoristas profissionais e famílias inteiras circulem em rodovias e ferrovias mais seguras, bem operadas e confiáveis", explicou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

Além disso, agora, com a nova política ferroviária, o Brasil abre espaço para a expansão de projetos de passageiros, aproveitando trechos ociosos, oferecendo alternativas mais sustentáveis de deslocamento e resgatando uma vocação histórica que ganha bases modernas. A ANTT acompanhará de perto todas as etapas, assegurando planejamento responsável, fiscalização rigorosa, transparência e respeito ao interesse público.

"A credibilidade conquistada pela instituição — hoje reconhecida por investidores, órgãos de controle e pela sociedade — é o que permite que o país avance com segurança. Se 2025 já foi um ano de recordes, 2026 será ainda maior. A ANTT segue comprometida com um Brasil que cresce sobre trilhos e estradas mais eficientes, mais humanas e mais preparadas para o futuro", concluiu o diretor-geral da ANTT.

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