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ANTT aprova alteração da tarifa de pedágio na BR-101/RJ

Decisão já está valendo e impacta o trecho entre o acesso à Ponte Presidente Costa e Silva (Rio-Niterói) e a entrada da RJ-071 (Linha Vermelha)
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Publicado em 07/06/2024 11h54
ANTT aprova alteração da tarifa de pedágio na BR-101/RJ

Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nessa quinta-feira (6/6), a 8ª Revisão Ordinária e o reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) para a BR-101/RJ. A decisão abrange o trecho entre o acesso à Ponte Presidente Costa e Silva (Rio-Niterói) e a entrada da RJ-071 (Linha Vermelha), explorado pela Concessionária Ecoponte. A decisão está disponível na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU).

A alteração é baseada nos seguintes fatores:

  • I - Alteração da TBP contratual de R$ 3,29487 para R$ 3,30172;
  • II - Alteração da TBP acumulada nos diversos Fluxos de Caixa Marginais de R$ 0,15413 para R$ 0,15331;
  • III - Aplicação do Índice de Reajustamento Tarifário (IRT) de 1,82384, que representa o percentual positivo de 3,69%, correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período;
  • IV - Aplicação do Fator D de 1,07546% sobre a TBP;
  • V - Aplicação do Fator Q de 0,00000% sobre a TBP;
  • VI - Aplicação do Fator X de 0,00000% sobre a TBP; e
  • VII - Aplicação do Fator C negativo de 0,05418.

Reajuste

O reajuste tarifário é a atualização do valor da tarifa com base na inflação e outros índices econômicos. Para este ano, a ANTT aplicou um Índice de Reajustamento Tarifário (IRT) de 1,82384, refletindo um aumento de 3,69% correspondente à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Revisão

A revisão ordinária é um processo regular que avalia o contrato de concessão. O objetivo é garantir que as condições econômicas e financeiras estabelecidas sejam mantidas e, se necessário, ajustadas. Neste caso, a 8ª Revisão Ordinária analisou diversos aspectos do contrato com a ECOPONTE para assegurar a continuidade do equilíbrio financeiro e a adequada prestação de serviços.

Arredondamento Tarifário

Além das revisões e reajustes, a tarifa final a ser paga pelos usuários é submetida ao arredondamento tarifário. Este processo simplifica os valores para facilitar o pagamento nas praças de pedágio. Portanto, o valor final, após todos os ajustes, será arredondado conforme os critérios estabelecidos pela Agência, conforme tabela abaixo.

TABELA DE TARIFAS 

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados (R$)

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

6,20

2

Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

12,40

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

9,30

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus

3

Dupla

3,0

18,60

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

12,40

6

Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque

4

Dupla

4,0

24,80

7

Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque

5

Dupla

5,0

31,00

8

Caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque

6

Dupla

6,0

37,20

9

Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas

2

Simples

0,5

3,10

10

Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

-

-

-

0,00

Obs.: Nos termos da subcláusula 17.2.7, para os veículos com mais de 6 (seis) eixos, será adotado o Multiplicador de Tarifa equivalente à categoria 8, acrescido do resultado da multiplicação entre: (i) o Multiplicador de Tarifa correspondente à Categoria 1 e (ii) o número de eixos do veículo que excederem a 6 (seis) eixos.

A nova tarifa de pedágio já está valendo e começou a vigorar em 1º de junho de 2024. Essa decisão reflete o compromisso da ANTT em regular e supervisionar as concessões rodoviárias federais, garantindo que as tarifas cobradas sejam justas e que os serviços prestados sejam de qualidade.

Assessoria Especial de Comunicação - AESCOM ANTT
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