Notícias
Qualidade de saúde
ANS discute novos caminhos para a qualidade da atenção à saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no dia 15/12, o webinário “Qualidade em Saúde: construindo um novo jeito de cuidar”. O evento, transmitido pelo canal da ANS no YouTube, tinha como objetivo principal estimular o debate sobre práticas qualificadas de atenção à saúde, com foco na saúde suplementar.
O webinário foi conduzido por especialistas nos temas, como a gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, a assessora de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Katia Audi, a pesquisadora da Fiocruz e coordenadora do estudo Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal, diretores do Institute for Healthcare Improvement (IHI), Paulo Borem e Fernando Faraco, a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutora em Saúde Coletiva e mestre em Psiquiatria, Sandra Fortes, e a professora Mônica Neri, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA).
A abertura do evento foi realizada pelo diretor-adjunto de Desenvolvimento Setorial, Carlos Gustavo Lopes, que destacou a importância da melhoria da atenção primária como uma das prioridades da ANS, assim como a atenção à gestante e ao neonato.
Na sequência, Ana Paula Cavalcante destacou: “Quando perguntadas, mais de 80% das mulheres relatam medo da dor do parto, um sentimento legítimo. Muitas vezes, a gestante que chega à emergência em sofrimento não tem sua dor devidamente reconhecida ou acolhida”. A gerente da ANS ressaltou a importância da participação do projeto Nascer no Brasil no webinário.
Outros assuntos abordados foram o Movimento Parto Adequado, a saúde mental na atenção primária e na saúde suplementar e o projeto Cuidado Integral à Saúde.
“O cuidado integral é uma jornada contínua e multiprofissional, sem alta na atenção primária. Ao olhar por ciclos e fases da vida, é fundamental reconhecer que episódios de saúde mental, como a depressão, passam a integrar a história de cuidado da pessoa e devem permanecer no radar das equipes, considerando que podem voltar a ocorrer”, acrescentou Fernando Faraco.
O evento teve quatro horas de duração e possui mais de mil visualizações. Ao promover o debate sobre tais assuntos, a ANS ajuda a desmistificar questões na saúde suplementar, além de fazer com que o usuário entenda o papel das diversas áreas da saúde e os seus direitos.
Para assistir ao webinário completo, clique aqui.