Notícias
Números do setor
Planos de saúde têm 53,3 milhões de beneficiários em assistência médica
Em outubro de 2025, o número de beneficiários em planos de saúde de assistência médica chegou a 53,3 milhões em todo o Brasil, registrando um aumento de 181.220 vínculos em relação a setembro. Os planos exclusivamente odontológicos também apresentaram crescimento, somando 35,1 milhões de beneficiários, 320 mil a mais que no mês anterior. Esses e outros dados sobre a movimentação de beneficiários estão atualizados e disponíveis na Sala de Situação, ferramenta de pesquisa sobre informações do setor de planos de saúde disponível no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

- .
Adesões e cancelamentos
O crescimento em planos de assistência médica no último mês foi resultado da inclusão de 1.199.927 novos vínculos e o cancelamento de 1.018.170 vínculos.
Esses números indicam uma taxa de rotatividade (semelhante ao turnover de uma empresa) no mês de outubro de 1,92%.
No acumulado de 12 meses, verificaram-se 15.527.524 adesões e 14.128.181 cancelamentos, resultando em uma taxa de rotatividade de 27,25%.
Importante! Os dados de beneficiários de planos de saúde refletem os números de vínculos de indivíduos a planos de saúde. Isso porque uma mesma pessoa pode ter mais de um plano e, portanto, mais de um vínculo.
Também cabe destacar que os novos vínculos, ou adesões, referem-se a todo tipo de entrada, tais como novos beneficiários, transferência de carteira, mudança voluntária de plano etc. Da mesma forma, os cancelamentos referem-se a todo tipo de saída, como encerramento do contrato de plano coletivo de uma empresa, saída de beneficiários do setor, óbito etc.
Atenção! Os números podem sofrer alterações retroativas devido às revisões efetuadas mensalmente pelas operadoras.
Crescimento por estado
No comparativo com outubro de 2024, houve evolução no número de beneficiários em planos de assistência médica em todas as unidades federativas. Entre os odontológicos, 20 estados registraram crescimento no período.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Amazonas foram os que apresentaram maior crescimento em números absolutos no número de beneficiários em planos de assistência médica. Nos planos exclusivamente odontológicos, os estados que tiveram mais adesões foram São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Veja abaixo a evolução de beneficiários por estado no período de outubro de 2024 a outubro de 2025:

