Notícias

Voo Simples

Atualização cadastral de profissionais do setor passa a ser solicitada via SACI

Novidade facilita o procedimento de solicitação de alteração de dados que não podem ser feitos pelo próprio regulado
Publicado em 15/07/2021 10h29 Atualizado em 15/07/2021 11h05
voo simples.jpeg

Em mais uma ação do programa Voo Simples, que visa a modernização e simplificação de procedimentos do setor aéreo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que as solicitações de alteração cadastral, antes feitas pelo Fale com a ANAC, agora devem ser realizadas no próprio sistema de cadastros da Agência, o SACI. O novo formato está vigente desde 8 de julho de 2021.

A novidade facilita o procedimento de solicitação de alteração de dados que não podem ser feitos pelo próprio regulado no sistema. Para estes casos, é requerida a inserção (upload) do documento comprobatório a ser atualizado, e, em seguida, poderá ser feita a solicitação da modificação no cadastro do profissional.

O cadastro inicial é feito diretamente pelos próprios regulados, dentro do SACI, sendo de sua responsabilidade também a manutenção do cadastro devidamente atualizado. Alguns campos do sistema, entretanto, só podem ser alterados pela Agência, tais como nome, CPF e endereço de e-mail, entre outros. Para esses casos, o regulado deverá fazer solicitação por abertura de processo no SINTAC (clique no link para acessar), sistema conexo ao SACI, e escolher o serviço “Atualização cadastral”.

Ao processo devem ser inseridos os seguintes documentos:

- Requerimento padrão, preenchido e assinado;

- Documento de identidade com foto; e

- Documento comprobatório, caso pertinente.

Clique aqui (clique no link para acessar) e saiba quais procedimentos podem ser atualizados pelo profissional, pela empresa aérea e quais necessitam de solicitação à ANAC.

Veja aqui (clique no link para acessar) orientações sobre os procedimentos para abertura de processos no SINTAC.

Dúvidas sobre o assunto podem ser encaminhadas diretamente ao canal de atendimento ao usuário da ANAC, o Fale com a ANAC (clique no link para acessar).

 

Assessoria de Comunicação Social da ANAC
www.gov.br/anac