Oferta e compra da passagem

Publicado em 13/03/2017 17h30 Atualizado em 10/05/2022 10h04

Nesta página você irá encontrar informações sobre:

 

Oferta: pesquisando a passagem aérea

Preço da passagem – Os anúncios publicitários de venda devem apresentar o valor total da passagem aérea, já com todas as taxas, tributos e tarifas incluídas. Fique atento! Assim, você saberá, no momento da compra, qual é o custo final da sua passagem. Além disso, é importante que você saiba que o preço é estabelecido pelas próprias empresas aéreas.

Canais de compra e variações de preço – O valor da passagem aérea pode variar conforme o canal de comercialização utilizado (internet, lojas, balcão do aeroporto, agências de viagem etc.).

Preços promocionais – As passagens com preços promocionais geralmente são associadas a regras mais restritas para cancelamento e alteração, como multas mais altas, ou podem até não ser reembolsáveis. Fique atento também para eventuais conexões e o tempo entre os voos.

Fique atento! Durante o processo de compra, quando houver conexão de voos, observe eventual necessidade de troca de aeroportos. Esse deslocamento para troca de aeroportos geralmente é de responsabilidade do passageiro. Apenas em algumas cidades, as empresas aéreas oferecem transporte de ônibus entre aeroportos como cortesia. Procure se informar com antecedência junto à companhia aérea.

Compra com terceiros – Atenção ao realizar sua pesquisa e compra em agências de viagem ou sites de terceiros. Confira se o preço apresentado na oferta equivale ao valor total da passagem aérea, já com todas as taxas, tributos e tarifas incluídas. Confira também as regras para cancelamento, alterações e reembolso, pois podem existir multas e taxas extras para essas operações com terceiros.

Em caso de dúvidas, procure a empresa aérea em seus canais de atendimento! Se você adquiriu sua passagem com terceiros, procure o atendimento dessas empresas.

Escolhendo o perfil tarifário

Perfis tarifários – A maioria das empresas oferecem diferentes tipos ou perfis de tarifa para um mesmo trecho. Geralmente, tarifas mais baratas têm regras mais restritivas e multas maiores, caso você precise remarcar, alterar ou pedir reembolso. Compare cada um deles e adquira o que melhor se adequa à sua necessidade!

Itens inclusos – Além das regras para cancelamento, alterações e reembolso, verifique também quais serviços estão inclusos em cada tipo ou perfil tarifário. Alguns podem incluir despacho de bagagem, marcação antecipada de assento e serviço de bordo.

Regras clarasTodas as informações sobre os serviços e as regras de transporte aéreo devem ser apresentadas pelas empresas aéreas em língua portuguesa, de forma clara e objetiva. Peça sempre que essas regras sejam repassadas para você por escrito. 

Adquirindo itens opcionais

Atenção! Você não é obrigado a contratar nenhum serviço opcional como seguro-viagem, marcação de assento e bagagem despachada. Serviços opcionais só podem ser selecionados por iniciativa do comprador (não podem vir pré-selecionados) e o custo deve ser apresentado separadamente do valor da passagem.

Bagagem despachada – As empresas aéreas deverão divulgar, no momento da venda da passagem, se as bagagens estão inclusas no preço do bilhete ou se serão comercializadas à parte (conforme o perfil da tarifa). Assim, o passageiro poderá escolher a tarifa que melhor atende aos seus interesses.

Marcação de assento – A escolha antecipada por um assento específico (ex. janela, corredor, com maior espaço etc.) pode ser cobrada pela empresa, independentemente do momento da marcação.

Serviço de bordo – Pode estar incluído no preço da passagem aérea ou ser pago separadamente, a bordo da aeronave. Essa oferta é uma prerrogativa da empresa aérea, de acordo com sua estratégia comercial. Se houver dúvidas, consulte a companhia aérea previamente.

Seguro-viagem – Alguns países exigem a aquisição de seguro-viagem para entrada em seu território. Consulte a empresa aérea sobre o assunto.

Transporte de animais – Se você planeja viajar com seu animal de estimação, verifique quais são as regras para o transporte de animais domésticos na companhia aérea de sua escolha, pois poderá ser autorizado no interior ou no porão da aeronave e, dependendo do porte ou da raça, o animal deverá usar focinheira para ter acesso ao terminal do aeroporto.

Reembolso de opcionais – Fique atento! Para reembolso de valores pagos por serviços opcionais, valem as regras do contrato. Por isso, consulte e leia com atenção todas as regras para a prestação do serviço.

Preenchimento dos dados e correção de nome

Dados pessoais – Na hora de preencher os dados, fique atento para não cometer qualquer erro no preenchimento do nome e do sobrenome do passageiro, pois, por segurança, ele poderá ser impedido de prosseguir viagem.

Correção de dados – Em voos domésticos e internacionais, você poderá solicitar a correção de eventual erro sem qualquer cobrança até a realização do seu check-in. Mas atenção: para o caso de voos internacionais que envolvam mais de uma empresa aérea, poderá haver cobrança pela correção.

Apresentação de documentos e nome social – A passagem aérea deve conter no mínimo o nome, sobrenome do passageiro e CPF. Então, fique atento durante o preenchimento desses dados, pois você deverá apresentar um documento oficial com foto antes do embarque na aeronave. O novo RG digital e o título de eleitor eletrônico já permitem o uso do nome social.

Não deixe para a última hora! Assim que receber seu comprovante de passagem, confira todos os dados. Se perceber algum erro na grafia do nome, comunique o quanto antes à empresa aérea.

Passageiros com necessidade de atendimento especial – Durante o preenchimento de seus dados, fique atento e solicite assistência para um voo tranquilo e mais seguro. Acesse aqui conteúdo sobre acessibilidade e saiba mais!

Finalizando: resumo da compra e pagamento

Antes de finalizar a compra online, aparecerá um resumo referente ao contrato de transporte, contendo o valor total a ser pago em moeda nacional e a relação de todos os itens e serviços selecionados. Leia o documento com atenção. Ele deve conter os principais termos firmados entre o passageiro e a empresa aérea, como regras e multas de não apresentação para o embarque (no-show), remarcação, cancelamento e reembolso, além de regras e valores para o transporte de bagagem, entre outros.

Confirmação da compra e comprovante da passagem aérea

Após comprar a passagem aérea, o passageiro recebe um documento com todas as informações relativas à sua compra e contendo o código localizador da sua passagem, que pode ser entregue em mãos ou via e-mail. Este documento é o Comprovante da Passagem Aérea. Leia e confirme se as informações estão corretas. Caso perceba algum erro, procure imediatamente a companhia aérea.

Comprovante – O comprovante de compra da passagem aérea deve conter as seguintes informações: valor total da passagem aérea, com a discriminação dos seus itens; regras e eventuais multas; tempo de conexão e troca de aeroportos, quando houver; regras e valores do transporte de bagagem; nome e sobrenome do passageiro; horário e data da viagem; serviço(s) e produto(s) adquirido(s) opcionalmente; procedimentos e horário para o embarque do passageiro; e prazo de validade da passagem.

Desistência da passagem

Desistência – O passageiro tem 24 horas para desistir da sua compra sem custos, desde que a aquisição da passagem tenha sido feita com 7 dias ou mais de antecedência da data do voo. Confira todos os dados e os serviços adquiridos. Confira a origem, o destino, tempo de conexão, troca de aeroportos, as regras e multas de não apresentação para o embarque (no-show), remarcação, cancelamento e reembolso, além de regras e valores para o transporte de bagagem, entre outros. Se o cancelamento for necessário, entre em contato com a empresa aérea em um de seus canais de atendimento.

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