Auditoria Interna

Publicado em 04/06/2013 09h58 Atualizado em 23/04/2021 16h13

A Auditoria Interna é um órgão de assistência direta e imediata à Diretoria subordinada administrativamente ao Diretor-Presidente. Atua de forma independente tendo por base as atribuições, os planos, as metas, os objetivos e as políticas definidas na Agência e abrangendo as atividades, os programas, as operações e os controles existentes.

É considerada instância interna de apoio à governança, tendo em vista que realiza auditorias para avaliação e monitoramento de riscos e controles internos, comunicando à alta administração qualquer disfunção identificada. 

Auxilia na realização dos objetivos delineados pela ANAC a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão de riscos, controle e governança.

Por força do Decreto nº 3.591, de 6 de setembro de 2000 (clique no link para acessar), que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a Auditoria Interna está sujeita à orientação normativa e à supervisão técnica da Controladoria-Geral da União (CGU).

Os trabalhos da Auditoria Interna observam as normas brasileiras para o exercício da profissão divulgadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, bem como os padrões internacionais editados pela organização internacional Instituto de Auditores Internos - Institute of Internal Auditors (IIA).

Clique nos links a seguir para visualizar as informações: