Auditoria Interna

Publicado em 04/06/2013 09h58 Atualizado em 22/01/2021 17h37

A Auditoria Interna é um órgão de assistência direta e imediata à Diretoria subordinada administrativamente ao Diretor-Presidente. Atua de forma independente tendo por base as atribuições, os planos, as metas, os objetivos e as políticas definidas na Agência e abrangendo as atividades, os programas, as operações e os controles existentes.

É considerada instância interna de apoio à governança, tendo em vista que realiza auditorias para avaliação e monitoramento de riscos e controles internos, comunicando à alta administração qualquer disfunção identificada. 

Auxilia na realização dos objetivos delineados pela ANAC a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão de riscos, controle e governança.

Por força do Decreto nº 3.591, de 6 de setembro de 2000 (clique no link para acessar), que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a Auditoria Interna está sujeita à orientação normativa e à supervisão técnica da Controladoria-Geral da União (CGU).

Os trabalhos da Auditoria Interna observam as normas brasileiras para o exercício da profissão divulgadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, bem como os padrões internacionais editados pela organização internacional Instituto de Auditores Internos - Institute of Internal Auditors (IIA).

O Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) da ANAC segue o previsto na Instrução Normativa nº 9, de 9 de outubro de 2018, da Controladoria-Geral da União. Veja abaixo as edições do Relatório:

RAINT 2019 (clique no link para acessar)

RAINT 2018 (clique no link para acessar)

RAINT 2017 (clique no link para acessar)

RAINT 2016 (clique no link para acessar)


RAINT 2015
 
(clique no link para acessar)