Check-in e Embarque

Publicado em 13/03/2017 23h15 Atualizado em 27/04/2022 12h00

Nessa página você irá encontrar informações sobre:

  • Check-in (clique no link para acessar)
  • Embarque (clique no link para acessar)

 

Check-in

No check-in, você confirma que irá comparecer em seu voo e tem acesso ao seu cartão de embarque. Ele pode ser feito no balcão da empresa, pela internet, por aplicativos de dispositivos móveis, totens de autoatendimento nos aeroportos e até por SMS. Também é a última oportunidade para solicitar a correção do nome do passageiro, quando houver algum erro.

Não deixe para a última hora! O horário de encerramento do check-in e para o despacho de bagagens varia de uma companhia para outra e é sempre mais cedo do que o horário do seu voo. Consulte o seu comprovante de compra da passagem aérea e verifique essas informações.

No aeroporto, se você ainda não fez o check-in ou precisa despachar alguma bagagem, procure os locais de atendimento da empresa aérea. Além do balcão de atendimento tradicional, em boa parte dos aeroportos as empresas disponibilizam ferramentas de autoatendimento. Nelas, você pode imprimir o cartão de embarque e em alguns casos até mesmo despachar sozinho sua bagagem.

Se está apenas com sua bagagem de mão (clique no link para acessar) e ela estiver dentro das regras, você pode se dirigir diretamente ao portão de embarque, com seus documentos e cartão para em mãos.

Embarque

Procedimentos de segurança

Como você viu até aqui, a sua viagem começa muito antes de você entrar no avião! E os procedimentos de inspeção no aeroporto são obrigatórios para garantir uma viagem segura e seguem normas internacionais de segurança. Para acesso ao portão, você deverá passar pelo detector de metais (exceto portadores de marca-passo ou implante coclear auditivo). Antes de passar pelo detector de metais, retire dos bolsos moedas, telefone celular, chaves, cinto e outros, que devem ser acondicionados na bandeja para passar pelo canal de raios-x. Você também poderá ter que retirar os sapatos quando solicitado.

  • Busca pessoal – se você, por motivo justificado, não puder ser inspecionado pelo detector, deverá ser submetido à busca pessoal. Grávidas podem solicitar revista física ou detector manual de metais. A revista física pode ocorrer mesmo após a passagem pelo detector de metais, como uma medida alternativa ou adicional de segurança. A revista deverá ser feita por policial ou agente de proteção da aviação civil de mesmo sexo do passageiro. Pode ser feita em sala reservada, se solicitado pelo passageiro, com a presença de testemunha. Passageiros que se negarem a passar pela busca pessoal não terão acesso à sala de embarque. Lembre-se: esses procedimentos são obrigatórios e visam à sua segurança.
  • Bagagens de mão - devem passar pela inspeção por raios-x.  A lista de itens proibidos é amplamente divulgada pelas empresas aéreas no momento da compra da passagem e nos balcões de check-in e deve ser observada pelo passageiro na hora da preparação da bagagem. Se forem detectados, itens proibidos deverão ser descartados no momento da inspeção. Laptops, notebooks e computadores portáteis devem ser retirados da bagagem de mão para passar pelo equipamento de raios-x em voos domésticos e internacionais. Qualquer volume da bagagem de mão poderá ser revistado na presença do passageiro. Colabore sempre com a inspeção de bagagem evitando transtornos e atrasos.
  • Arma de fogo - O embarque de passageiro com arma de fogo deve se restringir aos servidores governamentais autorizados em regulação específica da ANAC, levando-se em conta os aspectos relativos à necessidade, à segurança de voo e à segurança da aviação civil. Os servidores públicos que possuam porte de arma de fogo em razão do exercício da função devem entrar em contato com o operador aéreo por ocasião da compra da passagem a fim de verificar se lhe é permitido o ingresso portando arma de fogo. Se você é autorizado a portar arma de fogo e ainda assim não atenda aos requisitos acima poderá ter seu embarque autorizado mediante despacho de sua arma e munição.

Atenção! Após passar pelos procedimentos de segurança, você pode sair da sala de embarque caso haja necessidade. Nesse caso, peça orientações de como proceder. Ao retornar, você deverá passar por todas as etapas de inspeção novamente.

Horário do embarque

O embarque é posterior ao horário do check-in e é o momento em que o passageiro inicia sua entrada na aeronave, após ter passado pelos procedimentos de inspeção do aeroporto.

A apresentação para embarque deve ser feita no horário estipulado pela empresa aérea. Confira seu cartão de embarque. O horário do embarque é sempre mais cedo que o horário de partida do voo.

Atenção! Tanto o horário do voo como o portão podem sofrer alterações. Esteja atento aos painéis de informações e avisos locais.

Requisitos para embarque

Esteja preparado para o seu embarque. Você precisa estar no portão de embarque no horário informado pela empresa aérea. Tenha ainda em mãos nesse momento o cartão e a documentação pessoal necessários para embarcar (clique no link para acessar). Obedeça sempre às orientações da companhia.

Atenção! Se você não observar esses requisitos, a empresa aérea poderá negar o seu embarque e aplicar eventuais multas contratuais. 

Teve um problema com a empresa aérea? Clique para reclamar.
Se for apenas uma dúvida, liga pra gente no 163 (A ligação é gratuita de qualquer estado do país e funciona todos os dias de 08h às 20h).
Ajude também a melhorar o conteúdo desta página. Clique para nos enviar sua sugestão.