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Diretrizes de Longo Prazo

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Diretrizes de Longo Prazo

As diretrizes de longo prazo são declarações aspiracionais e inspiracionais sobre o futuro da AGU, que traduzem os resultados de longo prazo para cada perspectiva do mapa estratégico e orientam a definição dos objetivos. As diretrizes consideram que, em um horizonte de 10 anos (2034), todas as estratégias definidas na etapa de análise ambiental foram implementadas com sucesso.

1. Pessoas

Em 2034, a AGU possui um quadro de pessoas estável, com tamanho adequado para lidar com os desafios da instituição e com representatividade dos grupos populacionais que constituem a sociedade brasileira. Valorizadas e motivadas, as pessoas possuem competências jurídicas em temas estratégicos, competências técnicas para navegar com facilidade no mundo digital e competências de liderança e interpessoais para mobilizar colaboradores, parceiros e partes interessadas da instituição.

2. Tecnologia

Em 2034, a infraestrutura, os sistemas e as práticas de tecnologia de informação são adequadas e suficientes para garantir a automatização dos processos, a integração com os sistemas do Poder Judiciário e a segurança das informações. Os dados da AGU e de outros órgãos do governo são compartilhados e usados rotineiramente para gerar novos conhecimentos, e o uso intensivo da inteligência artificial promove ganhos expressivos de produtividade.

3. Processos administrativos

Em 2034, as atividades administrativas da AGU destacam-se pela eficiência na alocação de recursos, incorporação de tecnologia e ótima relação com os órgãos centrais dos sistemas estruturadores. Os serviços internos da AGU são aperfeiçoados permanentemente para melhorar a experiência e a satisfação dos colaboradores.

4. Processos gerenciais e de relacionamento

Em 2034, os processos gerenciais da AGU garantem a incorporação das melhores práticas de governança e de gestão nas atividades da AGU e a transparência ativa de suas ações e resultados, favorecendo a manutenção de altos níveis de legitimidade e de apoio das partes interessadas-chave da organização e da sociedade brasileira como um todo.

5. Partes interessadas

Em 2034, as partes interessadas da AGU conhecem bem o que a organização faz e acreditam que a sua atuação é pautada por princípios éticos. Elas também acreditam que, ao permitir a implementação de políticas públicas de forma legalmente segura, a AGU gera valor para o governo e para sociedade.

6. Clientes / órgãos assessorados

Em 2034, os órgãos assessorados são atendidos de forma personalizada, e acreditam que os serviços jurídicos da AGU são prestados com proximidade, cordialidade, uniformidade e linguagem simples. Os clientes também conseguem implementar suas políticas públicas, sobretudo aquelas de caráter inovador, com tempestividade e segurança jurídica.

7. Processos finalísticos / serviços

Em 2034, usamos intensamente a tecnologia da informação para gerar ganhos de produtividade, analisar riscos jurídicos, atender a demandas jurídicas em escala e promover a uniformidade dos pareceres jurídicos. As atividades de conciliação e de defesa da democracia e do meio ambiente foram consolidadas como linhas de atuação centrais. Em todos os serviços prestados pela AGU, a proximidade com os gestores das políticas e a redução dos litígios são os principais princípios norteadores.

8. Resultados

Em 2034, as políticas públicas do Estado brasileiro são implementadas com sucesso, sem judicialização. Com a arrecadação judicial de recursos, o governo investe mais em políticas públicas inclusivas para reduzir a desigualdade no país. A democracia brasileira é cada vez mais forte, e eventuais ataques à ordem constitucional são reprimidos de forma rápida e assertiva. Com o apoio dos advogados da AGU, o Brasil é um dos principais protagonistas da transição ecológica no mundo.

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