Notícias
CALENDÁRIO AGRÍCOLA
Superintendente de Santa Catarina participa da abertura oficial da colheita da maçã em Fraiburgo e destaca avanços para o setor
O superintendente de Agricultura e Pecuária no estado de Santa Catarina, Fúlvio Neto, participou da abertura oficial da colheita da maçã, evento realizado em Fraiburgo nos dias 30 e 31 de janeiro, ao lado de autoridades e produtores rurais. O evento simboliza o início de mais um ciclo de colheita de maçãs no estado, com expectativa de crescimento de 10% na produção, em relação ao ciclo anterior.
A colheita da maçã é um dos principais eventos do calendário agrícola de Santa Catarina e, para a safra 2024/2025, a expectativa é que a produção alcance 915 mil toneladas, o que coloca o estado como líder nacional na produção da fruta.
Durante seu discurso, Fúlvio ressaltou a relevância histórica e econômica da pomicultura para Santa Catarina, especialmente nas regiões de Fraiburgo e São Joaquim. “A maçã é um pilar da nossa agricultura e movimenta profundamente a economia de várias regiões do estado. Além de gerar empregos diretos e indiretos, a cultura da maçã fomenta o turismo e a agricultura familiar. Esta é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, afirmou o superintendente.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de uma força-tarefa especial, será responsável pela implementação da certificação nos polos de Fraiburgo e São Joaquim. A iniciativa tem como objetivo consolidar o setor no cenário internacional, garantindo a rastreabilidade e controle de qualidade desde a origem até o destino dos produtos.
O superintendente da SFA-SC concluiu seu discurso agradecendo a todos os envolvidos no evento e reforçando a importância da colaboração contínua entre o governo, produtores e entidades do setor para o crescimento do agronegócio catarinense. “A colheita da maçã é o reflexo do esforço de todos os envolvidos. Juntos, podemos fortalecer ainda mais a pomicultura de Santa Catarina, trazendo benefícios para o estado e para o país.”
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br