Notícias
SFA-SC reforça parceria com cooperativas agropecuárias e apresenta programas federais ao Sistema OCESC
Com o objetivo de estreitar a cooperação institucional e fortalecer a implementação de políticas públicas voltadas ao setor agropecuário, a Superintendência de Agricultura e Pecuária em Santa Catarina (SFA-SC) participou de um encontro com representantes do Sistema OCESC, na sede da entidade, em Florianópolis (SC).
Durante a reunião, foram apresentados os programas estratégicos do Governo Federal voltados ao desenvolvimento rural, à sustentabilidade, à inovação e ao fortalecimento do cooperativismo no estado.
Santa Catarina abriga 44 cooperativas agropecuárias, reconhecidas nacionalmente por sua relevância na produção de carnes, leite, grãos e insumos agrícolas. A atuação integrada entre essas organizações e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é fundamental para promover políticas públicas eficazes, que alcancem o produtor rural e impulsionem a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio catarinense.
“O cooperativismo é um dos principais canais de organização produtiva no meio rural, e sua capilaridade permite que as ações do Ministério cheguem de forma mais rápida e eficaz aos agricultores. A parceria com o Sistema OCESC reforça nosso compromisso em atuar de forma articulada para ampliar o acesso às políticas públicas e garantir mais desenvolvimento ao campo catarinense”, destacou o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da SFA-SC, Antônio Castro.
Entre os programas apresentados estão iniciativas nas áreas de sustentabilidade ambiental, acesso a mercados, capacitação de produtores, incentivos fiscais, conectividade no campo, sanidade agropecuária, crédito rural e infraestrutura. As ações também contemplam diretrizes para modernização tecnológica, estímulo à agricultura familiar, irrigação e produção de insumos estratégicos.
“A missão da Superintendência é servir de ponte entre o Ministério da Agricultura e os diversos atores do setor agropecuário catarinense. Colocar essas políticas públicas em prática, com o apoio de parceiros estratégicos como a OCESC, é fundamental para gerar impactos positivos nas propriedades rurais e na economia do estado. O encontro foi uma oportunidade valiosa para consolidarmos esse alinhamento institucional”, afirmou o superintendente interino da SFA-SC, André Vallim.
A SFA-SC reafirma seu compromisso de dialogar permanentemente com o cooperativismo catarinense e de atuar como facilitadora das ações do Mapa no estado. “Sendo de interesse do produtor rural, é também de interesse do Ministério. Esperamos que este seja apenas o primeiro de muitos encontros voltados à construção de soluções conjuntas para um agro cada vez mais sustentável, inovador e competitivo”, concluiu Antônio Pias.
O encontro contou com a presença do diretor-superintendente da OCESC, Ricardo Miotto; do coordenador técnico do ramo agro da OCESC, José Padilha; e da coordenadora de sanidade animal da entidade, Ana Paula Martello.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br