Notícias
REGIONALIZAÇÃO
SFA-SC participa da Assembleia do Sindivinho-SC
SFA-SC participa da Assembleia do Sindivinho-SC
A Superintendência de Agricultura e Pecuária em Santa Catarina (SFA-SC) participou da Assembleia do Sindicato da Indústria do Vinho do Estado de Santa Catarina (Sindivinho-SC), realizada em Videira-SC.
O encontro contou com a presença do superintendente da SFA-SC, Ivanor Boing, e do chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov), Juliano Simioni. Entre os principais temas discutidos com a participação do Mapa na assembleia, destacou-se a apresentação de uma nova ferramenta on-line para autodiagnóstico em boas práticas de fabricação de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho, que permite aos estabelecimentos avaliarem seu nível de conformidade com os requisitos técnicos.
“Estar próximo dos produtores e de suas entidades representativas é fundamental para alinharmos informações, garantir conformidade e apoiar o desenvolvimento do setor vitivinícola catarinense”, afirmou o superintendente Ivanor Boing.
Também foi reforçada a obrigatoriedade das declarações de produção de uvas de todos os produtores, por meio do sistema SIVIBE, cujo prazo legal é de 10 dias após o final da vindima. No dia 29 de julho foi publicada a Portaria Mapa nº 824, estabelecendo que o prazo da vindima passou a ser até o dia 31 de dezembro. Portanto, a produção de uvas deve ser declarada até o dia 10 de janeiro do ano seguinte.
Outro ponto debatido foi a adesão de estados e municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal. Foram esclarecidas dúvidas sobre como seriam as atividades dos entes federados no processo de inspeção de produtos de origem vegetal, tendo em vista o interesse de adesão do Estado de Santa Catarina e de alguns consórcios de municípios ao Sisbi-POV.
“Esses espaços de diálogo fortalecem a integração entre setor produtivo, fiscalização e governo, permitindo que possamos esclarecer dúvidas, orientar o cumprimento das exigências legais e ouvir as demandas do setor”, destacou Juliano Simioni.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br