Notícias
SFA-SC apresenta propostas sobre certificação fitossanitária e prevenção de pragas em evento nacional
A Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado de Santa Catarina (SFA-SC) participou do 2º Seminário Nacional sobre Insumos Agropecuários (Senagri), realizado em junho, em Belém (PA). O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e de entidades do setor produtivo e da defesa agropecuária.
O auditor fiscal federal agropecuário e chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal (SISV) da SFA-SC, Alan Rizzoli, foi um dos palestrantes na ocasião e apresentou a minuta da nova portaria do Sistema Nacional de Certificação Fitossanitária de Origem (Sinfito), que busca garantir maior clareza normativa, padronização de processos e fortalecimento da rastreabilidade na certificação fitossanitária em todo o território nacional.
A proposta destaca a importância da certificação conforme as realidades locais, respeitando a diversidade produtiva e fitossanitária do país, e propõe maior integração entre os sistemas estaduais e o sistema federal.
Rizzoli abordou também o Plano Nacional de Prevenção e Vigilância da praga Fusarium oxysporum f. sp. cubense Raça 4 Tropical (FOCR4T), considerada uma das maiores ameaças à bananicultura mundial. O plano prevê estratégias de vigilância ativa, medidas de biossegurança, protocolos de contenção e erradicação, além de capacitação técnica e articulação institucional com estados e o setor produtivo.
“Os temas apresentados tratam de pilares fundamentais da defesa vegetal no Brasil. Falar sobre certificação fitossanitária e vigilância de pragas em um evento técnico desse porte reforça o papel do Mapa como coordenador nacional do sistema de sanidade vegetal e aproxima a construção das normas da realidade do campo. É uma oportunidade essencial para alinhar estratégias, ouvir os estados e o setor produtivo e fortalecer a atuação conjunta”, afirmou Rizzoli.
O Senagri é um evento técnico bienal de abrangência nacional e referência em debates sobre defesa agropecuária e regulamentações no setor de insumos. Além de compartilhar conhecimento, o evento também define o local da próxima edição.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br