Notícias
EVENTO
Agricultura sustentável é o tema da 67ª AGO da Asbraer
Na abertura da 67ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer), realizada no dia 24 de abril, na sede da Epagri, em Florianópolis, o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (DDR-SC), Antônio Pias, participou como representante da Superintendência de Agricultura e Pecuária em Santa Catarina (SFA-SC), reforçando a importância estratégica da agricultura brasileira no cenário internacional.
Em seu discurso, Pias destacou a evolução do Brasil no setor agropecuário: “Houve um tempo em que sonhávamos em ser o celeiro do mundo, e aqui estamos hoje”, declarou. Ele ressaltou que, em momentos de crise — sanitária, política ou climática —, o mundo volta seus olhos para o Brasil em busca de segurança alimentar.
Antônio Pias enfatizou que a produção de alimentos deve estar atrelada à sustentabilidade e que não se pode falar em agricultura sustentável sem mencionar a agricultura familiar. “O recado que eu deixo hoje é que não só o Brasil está atento, o mundo está atento ao trabalho de vocês, profissionais da extensão rural”, afirmou.
Um dos principais pontos de sua fala foi a apresentação da Plataforma Agro Brasil + Sustentável, lançada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no final de 2024. Segundo ele, a ferramenta permite que agricultores familiares comprovem sua adesão a práticas sustentáveis por meio de um certificado reconhecido, agregando valor à produção nacional e reforçando o papel da assistência técnica e da extensão rural nesse processo.
A participação do Mapa no evento reforçou o papel estratégico da assistência técnica e da extensão rural na construção de uma agropecuária brasileira mais sustentável, alinhada às demandas globais por segurança alimentar e responsabilidade ambiental.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br