Notícias
Extensão Rural
Ademar Silva Junior é o novo presidente da Anater
O médico veterinário Ademar Silva Junior é o novo presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater). Ele foi nomeado ontem (29) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e empossado na manhã desta terça-feira (30) pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que também é presidente do Conselho de Administração da Anater, na sede da Anater, em Brasília.
O novo presidente assume a agência com o desafio de levar soluções mais eficazes e produtivas ao meio rural brasileiro, num processo de gestão devidamente adequado ao novo contexto político e econômico do País e à nova perspectiva de Estado. “Sempre trabalhei no serviço social autônomo, o sistema S, e essa experiência será de grande valia para trabalhar, junto com a equipe, para transformar a Anater na nova Anater. Uma instituição forte, representativa, que possa levar alento aos pequenos e médios produtores de todo o País”, ressalta o presidente.
Também foi nomeado hoje o advogado Benjamin Gomes Maranhão Neto para assumir a Diretoria Técnica da Anater. Até então, ele ocupava o cargo de diretor do Departamento de Fomento à Inclusão Social e Produtiva Rural da Secretária Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania.
Parceria
A ministra Tereza Cristina ressaltou a importância da assistência técnica para a promoção da qualidade de vida, especialmente dos pequenos produtores.
“Vamos trabalhar para que o pequeno produtor possa ter independência, ter o retorno de seu trabalho, ter uma vida melhor, ter dignidade, e, principalmente, trazer o jovem de volta ao campo. Essa é a preocupação que devemos ter na hora de planejar a assistência técnica. Você pode dar crédito, bolsa A, B, C e D, mas sem assistência técnica, pode esquecer, nunca vai tirá-lo da pobreza. Nós temos potencial. E a Anater tem um papel fundamental. Temos muito a fazer juntos. Vamos colocar a Anater no patamar que ela sempre esteve”, disse.
Currículo
Natural de Aparecida do Taboado (MS), Ademar Silva Junior é graduado em medicina veterinária e especialista em agronegócios. Integrou a comissão de transição do governo federal pelo Mapa e atuou como assessor especial da ministra Tereza Cristina, cargo que ocupava até então.
Também foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul); superintendente de Indústria e Comércio e Turismo da Seprotur (hoje Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar - Semagro); presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar); presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar AR/MS), e vice-presidente de Finanças da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento rural sustentável do estado sul-mato-grossense.
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Anater
Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
imprensa@agricultura.gov.br