Oportunidades e Desafios do Agronegócio
O sistema agro produtivo baiano possui uma série de metas para impulsionar o setor por meio de utilização de novas tecnologias em prol do desenvolvimento sustentável. Por meio de integração com a academia e instituições de pesquisa; estimular a adoção responsável de tecnologias para reduzir as emissões de poluentes; fomentar financiamento público para projetos de produção sustentável; promover incentivos econômicos; estimular o consumo e a utilização consciente da água e do solo e incentivar o aproveitamento de resíduos agroindustriais.
Vale ressaltar a necessidade de investimento em tecnologias de conectividade 5G e rastreabilidade e capacitação técnica, além de sistemas automatizados e otimização de processos produtivos para fortalecimento da bioeconomia, tornando a Bahia mais competitiva no âmbito global do setor agropecuário.
A Bahia possui destaque no âmbito nacional e internacional, deste modo, a penetração em diversos países tem crescido substancialmente com volume elevado de transações de exportações. Os principais destino dos produtos de origem do agro baiano são:
- China – soja, produtos florestais, fibras e produtos têxteis;
- Estados Unidos – soja, café, frutas, cacau e seus derivados;
- Alemanha – soja, produtos florestais e café;
- Países baixos – frutas, soja e produtos florestais;
- França – soja, produtos florestais e produtos oleaginosos;
- Vietnã – soja, fibras, produtos têxteis, chá mate e especiarias.