Notícias
INSS Digital é implantado na Agência de Montes Claros (MG)
A partir desta segunda (27), a Agência do INSS de Montes Claros passa a atender o público através de uma nova modalidade de atendimento – o INSS Digital. “Com esse novo modelo, os processos se tornam todos eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel. No momento do atendimento na Agência, o segurado tem a sua documentação digitalizada sem precisar deixar cópia dos documentos no INSS”, explica o gerente-executivo do INSS em Montes Claros, Wilson Rocha da Silva.
Outra vantagem do INSS Digital é a tramitação eletrônica do processo, que pode ser acompanhada pelo segurado. A Agência de Montes Claros é a oitava da região Norte de Minas a implantar o INSS Digital. De acordo com o gerente-executivo, as próximas unidades da região a adotar o atendimento digital serão Taiobeiras e Bocaiúvas, nos dias 7 e 11 de dezembro, respectivamente.
A previsão é que o INSS adapte 300 agências para o modelo digital até o final do ano, o que representa quase 20% das unidades do INSS em todo o país. No caso da GEX Montes Claros, a previsão é que 10 de suas 20 unidades terminem 2017 já no novo modelo de atendimento.
Parcerias – O INSS Digital abrange também o estabelecimento de parcerias entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações passa a fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma Agência do INSS. Os processos relativos a essas parcerias são enviados eletronicamente para os polos de análise – unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados.
Na web – O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até o INSS. Além disso, através dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135), o cidadão pode acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.
Um dos produtos do INSS Digital é o Portal INSS, que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo do Meu INSS também está disponível para celulares com sistema operacional Android.
Serviço – A Agência do INSS em Montes Claros funciona à rua Dom Pedro II, 152, e seu horário de atendimento é de 7h às 17h.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do INSS em Minas Gerais
Nilmara Pereira
(31) 3249-5057
E-mail: acsmg@inss.gov.br