Notícias
AVISO DE PAUTA
MGI e Instituto da University College London debatem relatório sobre capacidades estatais e transição verde e justa em painel na COP30
Nesta sexta-feira (14), às 14h na Zona Azul/Sala temática – Axis 5, durante o painel “Construindo Estados com capacidade de entrega para uma transição vede e justa”, organizado pelo MGI e em parceria com UCL IIPP como um dos eventos da COP30, será apresentado e debatido o relatório “Transformação do Estado para um Mundo Verde e Justo”.
De autoria da ministra Esther Dweck e da professora Mariana Mazzucato, o relatório é baseado em uma colaboração de dois anos entre o Instituto para Inovação e Propósito Público da University College London (UCL IIPP) e o governo brasileiro, sobre como ferramentas concretas, como compras públicas, infraestrutura pública digital e empresas estatais, podem ser redesenhadas para uma transição ecológica. O relatório fornece ferramentas, estudos de caso e práticas concretas e escaláveis de ação climática, desde compras públicas para alimentação escolar saudável e sustentável até o redesenho de bancos de desenvolvimento e empresas estatais como catalisadores da transição verde.
“Os desafios climáticos exigem ação coletiva – local, nacional e internacionalmente – com respeito à diversidade e foco claro na redução das desigualdades, enfrentando as formas de exclusão que as emergências climáticas amplificam.” destaca a ministra da Gestão Esther Dweck. “A ação e a transformação só acontecem com Estados capazes de planejar, coordenar, implementar e aprender. Um serviço público qualificado, motivado e orientado por missões pode coordenar e implementar as mudanças necessárias”.
“Construir capacidade estatal para a transformação econômica requer mais do que boas intenções – exige novas ferramentas, instituições e formas de atuação em todo o governo", disse a professora Mariana Mazzucato, professora de Economia da Inovação e Valor Público e diretora fundadora do Instituto para Inovação e Propósito Público (IIPP) da UCL. “Para que as transições sejam justas e viáveis, uma COP de soluções também deve promover a reforma dos marcos financeiros que restringem os investimentos”, complementa.
O relatório “Transformação do Estado para um Mundo Verde e Justo” está disponível aqui.
Serviço
Data: 14 de novembro de 2025, 14h-15h
Horário: 14h às 15h
Local: Zona Azul/ Sala Temática Agenda de Ação - Axis 5