Notícias
SPU viabiliza a implantação de Mercado do Agricultor Familiar em Pedro Leopoldo
Belo Horizonte, 12/3/2012 – A unidade mineira da Superintendência do Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SPU/MPOG) assinou contrato de cessão de uso gratuito de parte da Fazenda Modelo ao município de Pedro Leopoldo (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. No local será implantado o Mercado do Agricultor Familiar da cidade. O terreno cedido tem 2.619,82m2.
O mercado vai oferecer alimentos frescos e produtos hortigranjeiros. “O objetivo é, em uma perspectiva de economia solidária, focada em princípios de segurança alimentar, viabilizar a geração e a complementação de trabalho e renda para pequenos agricultores familiares e produtores artesanais de baixa renda, diz o superintendente, Rogério Veiga Aranha. Segundo ele, com isso, busca-se contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável no município e região, impulsionando o associativismo solidário e a consolidação da agricultura familiar local.
O mercado do agricultor familiar vai ser construído com recursos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ao custo estimado de R$ 350 mil, e deve ficar pronto até setembro.
A cessão do terreno foi autorizada por portaria, publicada no Diário Oficial da União do dia 27 de fevereiro. Na última sexta-feira (9), as duas partes assinaram o contrato de cessão, que terá duração de 20 anos.
A Fazenda Modelo foi instalada na cidade em 1918, como parte de uma iniciativa federal de fomento à agropecuária e que tornou Pedro Leopoldo referência nacional de gestão e produção agropecuária.
Marcelo Belloni, monitor de comunicação da SPU/MG