Notícias
SPU cede imóveis do extinto IBC a prefeituras do Paraná
Brasília, 22/07/2008 O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, autorizou por intermédio da Gerência Regional do Patrimônio da União no Estado do Paraná (GRPU/PR), a cessão, por 20 anos, de uma área de 100 mil metros quadrados, com armazéns do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC) ao município de Jandaia do Sul, no Paraná, a 390 quilômetros de Curitiba.
O município usará o imóvel recebido para a implantação do primeiro terminal ferroviário destinado à exportação de açúcar e álcool da região. A Cooperval e a Vale do Ivaí, duas produtoras de açúcar e álcool, participarão da gestão, que permitirá a criação de 120 empregos diretos e outros 500 indiretos na região.
O armazém estava sob a responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) até que fosse liquidado, através de leilão, o estoque de café existente no local. Realizada a tarefa, o Mapa devolveu-o ao Patrimônio da União.
A assinatura da cessão, realizada dia 8 de julho passado, contou com a presença do gerente regional do Patrimônio da União no Estado, Dinarte Antonio Vaz e do prefeito de Jandaia do Sul, Moacir Bruzon.
SPU renova cessão para Cruzeiro do Oeste - No dia 9 de julho foi renovado a cessão de um outro imóvel, também do extinto IBC, ao Município de Cruzeiro do Oeste, no noroeste paranaense. O empreendimento é uma incubadora industrial, implantada com sucesso em 2003.
Esta foi a forma encontrada pelo município para desenvolver a economia municipal, com a geração de empregos e divisas. O contrato foi assinado com a presença de Dinarte Antonio Vaz e do prefeito José Carlos Becker de Oliveira e Silva.