Notícias
DFT
MGI lança selo de certificação para órgãos e entidades em processo de implantação da metodologia DFT
Lançamento simbólico do Selo de Certificação em Dimensionamento da Força de Trabalho (Selo DFT), que reconhece o compromisso dos órgãos e entidades em processo de implantação da metodologia DFT. Foto: Washington Costa
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quarta-feira (19/11), o lançamento do Selo de Certificação em Dimensionamento da Força de Trabalho (Selo DFT), que reconhece o compromisso dos órgãos e entidades em processo de implantação da metodologia DFT. O selo identificará órgãos que tenham base de dados consistente sobre sua força de trabalho e as lacunas de competências observadas, podendo ser considerado para subsidiar a tomada de decisões sobre criação de cargos, autorização de concursos e alocação de vagas.
“Essa iniciativa tem o objetivo de consolidar o dimensionamento como prática de gestão e apoiar a tomada de decisão baseada em evidências, de forma a contribuir com o aprimoramento contínuo da alocação de pessoas”, destaca a coordenadora-geral de Planejamento da Força de Trabalho do MGI, Lorena Ferreira. O selo será concedido anualmente e terá validade de dois anos, podendo ser renovado mediante reavaliação das condições de manutenção e atualização do dimensionamento. O MGI divulgará, anualmente, a lista dos órgãos e entidades certificados, em página específica no seu portal, bem como um relatório de boas práticas e resultados alcançados.
O selo é destinado a órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional que tenham alcançado, no mínimo, 60% de implantação do processo de DFT em suas unidades organizacionais priorizadas para utilização da metodologia. Para fins de aferição, serão considerados dados registrados em planilhas, relatórios e no Sistema de Dimensionamento de Pessoas (SISDIP). A avaliação e certificação serão conduzidas pela Coordenação-Geral de Planejamento da Força de Trabalho do MGI.
O lançamento do selo ocorreu durante o Seminário Nacional sobre Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho, na parte final da mesa temática “Tratamento e uso de dados do DFT sob perspectiva dos órgãos que implantaram a metodologia”, que contou com representantes do Ministério da Saúde, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério de Portos e Aeroportos, da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Esses representantes discursaram sobre a experiência de cada um desses órgãos na implementação do DFT. Os depoimentos evidenciaram a importância do dimensionamento, que permite estimar a quantidade ideal de pessoas para realizar as entregas de uma unidade organizacional, considerando o contexto e as características da força de trabalho.
DFT
O DFT é uma das principais iniciativas do MGI para melhoria dos processos de contratação e alocação de pessoal na administração pública federal. Em agosto, conquistou o segundo lugar no prêmio Agilidade Brasil 2025 — Setor Público durante o evento Agile Trends GOV 2025.
Sua metodologia de coleta de dados, desenvolvida pelo MGI em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), revela ao gestor os principais gargalos e demandas reprimidas, além de informações sobre o perfil profissional condizente com as entregas. O uso do DFT permite aprimorar as atividades de capacitação e os pedidos de concursos públicos, contratações temporárias e movimentação de pessoal.
No último ano, a implantação do DFT foi acelerada devido à realização pelo MGI de um programa de mentoria para sua disseminação assistida em diversas unidades simultaneamente. Até julho de 2025, o dimensionamento foi concluído em 4.727 unidades de 114 órgãos públicos, um crescimento expressivo em comparação com as 2.188 unidades dimensionadas em 85 órgãos até janeiro de 2025, e uma evolução ainda maior em relação às 1.143 unidades dimensionadas em 61 órgãos em 2024.
Seminário
O Seminário Nacional sobre Dimensionamento da Força de Trabalho reuniu especialistas, pesquisadores e gestores federais na sede do MGI, em Brasília (DF), nos dias 18 e 19 de novembro, para discutir práticas e evidências voltadas ao aprimoramento da gestão de pessoas no setor público. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal do MGI no YouTube.