Notícias
PREMIAÇÃO
Inovação do MGI em parceria com a UnB conquista 2º lugar no prêmio Agilidade Brasil 2025
Edição 2025 do prêmio reconheceu iniciativas de gestão inovadora e boas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Foto: Divulgação.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), vem se destacando em projetos estratégicos e conquistando prêmios em reconhecimento a iniciativas inovadoras, como a “DFT: Gestão Pública Ágil Orientada a Entregas”, que conquistou o 2º lugar no prêmio Agilidade Brasil 2025 — Setor Público. O anúncio do ranking dos premiados aconteceu nesta terça-feira (26/8), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), durante a conferência Agile Trends GOV 2025.
Com palestras, workshops e debates, o evento apresentou tendências e metodologias do setor público que têm causado impacto na sociedade. O Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), ferramenta de Gestão de Pessoas desenvolvida pelo MGI em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), é uma das principais iniciativas da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI para melhoria dos processos de contratação e alocação de pessoal na Administração Pública Federal.
Essa ferramenta permite estimar a quantidade ideal de pessoas para realizar as entregas de uma unidade organizacional, considerando o contexto e as características da força de trabalho. A metodologia de coleta de dados revela ao gestor os principais gargalos e demandas reprimidas da sua área, além de informações sobre o perfil profissional condizente com as entregas.
“Esse prêmio é um reconhecimento ao DFT como um importante instrumento de apoio à gestão de pessoas, que contribui com o planejamento e a avaliação de políticas públicas e fornece informações qualificadas para a tomada de decisão relativa à alocação de pessoal. A utilização do DFT possibilita o aprimoramento dos pedidos de concursos públicos, contratações temporárias e movimentação de pessoal”, destaca a coordenadora-geral de Planejamento da Força de Trabalho do MGI, Lorena Ferreira.
O secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, relembra que a premiação se soma a outras conquistas do setor. "É com grande satisfação que vemos a Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI conquistando prêmios e reconhecimentos por seus projetos estratégicos, como a Fábrica de Digitalização, o SouGov.br e o LideraGov, além dessa indicação do DFT. Isso demonstra o impacto positivo de nossas iniciativas na modernização da gestão pública e no desenvolvimento de nossos servidores".
Mais reconhecimentos
Além do DFT, a SGP possui outros reconhecimentos pelos projetos que desenvolve. A Diretoria de Serviços de Aposentados, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex) tem se destacado por suas iniciativas inovadoras, como a Fábrica de Digitalização, lançada em abril de 2024, pela Coordenação-Geral de Gestão de Acervos Funcionais (CGGAF).
O projeto tem como função realizar a triagem, a higienização e a digitalização de documentos e, para isso, conta com o trabalho de pessoas com deficiência que integram a Associação Centro de Treinamento de Educação Física Especial (CETEFE), entidade sem fins lucrativos.
A Fábrica de Digitalização foi premiada na categoria “Ideias Inovadoras” do Prêmio de Reconhecimento Profissional do ColaboraGov 2024, promovido pela Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC) do MGI. “A Fábrica de Digitalização é um projeto que não apenas moderniza nossos processos, mas também promove a inclusão de pessoas com deficiência. Receber o prêmio de ‘Ideias Inovadoras’ no ColaboraGov 2024 é um reconhecimento ao trabalho árduo e à dedicação dos nossos servidores. Continuaremos a desenvolver iniciativas que impulsionem a transformação digital e promovam a eficiência na Administração Pública", afirma Marco Aurélio Alves da Cruz, diretor da Decipex.
A diretoria também conquistou o primeiro lugar na categoria “Experiências Inspiradoras” do prêmio Seleção de Experiências Inspiradoras em Gestão de Pessoas no Serviço Público 2025, com a implantação da automação robótica de processos (RPA).
Currículo & Oportunidades
A Diretoria de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (Decar) da SGP/MGI também vem conquistando reconhecimentos pela realização de ações que impactam no serviço público e nas entregas à sociedade. É o caso do projeto "Currículo & Oportunidades" que recebeu, em 2022, o Prêmio de Reconhecimento Profissional do Ministério da Economia como “Ideia Inovadora”. Trata-se de uma solução digital do aplicativo SouGov.Br que permite o cadastro de currículo e o acompanhamento das oportunidades de movimentação interna divulgadas pelos órgãos da Administração Pública Federal.
Outro programa de destaque desenvolvido pela Decar, em parceria com Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR), é o LideraGov, que incentiva o surgimento de novas lideranças no serviço público do Poder Executivo Federal.
Em 2024, o LideraGov foi um dos vencedores do Prêmio Espírito Público. O programa também conquistou o 1º lugar no 2º Prêmio Convergência com a palestra “LideraGov: Lideranças para Transformar o Brasil”, proferida por Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do MGI, e Magali Dantas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Os prêmios recebidos são uma forma de entendermos que estamos criando ideias relevantes e que agregam valor ao serviço público. É como um sopro de frescor para que continuemos ativos na busca por soluções que aprimorem a gestão e qualifiquem cada vez mais os resultados oferecidos à sociedade”, ressalta Eduardo Almas.
Prova de Vida Digital
A Diretoria de Soluções Digitais (Desin) da SGP foi outro setor que se destacou em 2022, no 26º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Enap. Ela conquistou o primeiro lugar na categoria “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal” com a Prova de Vida Digital para servidores aposentados e pensionistas do Executivo Federal civil, procedimento realizado no aplicativo SouGov.br.
O próprio aplicativo, gerido pela diretoria e voltado para a Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal, foi premiado duas vezes no 27º Concurso de Inovação da Enap. Ele recebeu o prêmio de Melhor Proposta por Votação Popular, durante a Semana de Inovação 2023, e ficou em terceiro lugar na avaliação técnica com o projeto “Transformação Digital e de Pessoas no Executivo Federal”.
“Os prêmios conquistados pela Desin são um reconhecimento ao nosso compromisso com a inovação e a eficiência no setor público. Demonstram o impacto positivo que nossas soluções digitais podem ter na vida de servidores, aposentados e pensionistas, e nos motivam a continuar trabalhando para melhorar a experiência do cidadão e a gestão pública", afirma o diretor substituto de Soluções Digitais do MGI, Daniel Choas.
ConectaGente
O ConectaGente, núcleo de governança estratégica da Rede do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), vinculado à SGP/MGI, também teve seu trabalho reconhecido com premiação no ano de 2022, quando recebeu o Selo Conexão Inova de 5 estrelas por sua proposta inovadora de promover a interlocução entre os 200 órgãos e entidades que compõem a rede Sipec.
Essa rede trabalha com 20 mil profissionais de Gestão de Pessoas do Poder Executivo Federal, que atendem um universo de mais de um milhão de pessoas, entre servidores, aposentados e pensionistas.
"O ConectaGente representa um novo modo de fazer gestão de pessoas, mais integrado, participativo e em rede. O Selo Conexão Inova foi uma forma de reconhecer que é possível inovar também na forma com a qual nos relacionamos com os gestores públicos, valorizando o diálogo e a construção coletiva ", destaca Talitha Pedrosa, idealizadora e coordenadora do ConectaGente.