Profissional de carreira transversal: saiba como informar suas entregas no SGC!
Atualize as informações sobre a pactuação de resultados feita com seu órgão de exercício no Sistema de Gestão de Carreiras – SGC. Informar o status de suas entregas é fundamental para regularizar e qualificar sua movimentação!
É fundamental informar a pactuação de resultados porque é através desses dados que é possível garantir a movimentação para um órgão de destino cujas atribuições sejam compatíveis com as previstas para a carreira, de forma e evitar que profissionais atuem fora de suas atribuições.
Além de garantir a movimentação dentro das atribuições, a atualização dessas informações é uma forma de criação de cultura quanto aos resultados, na qual as entregas são os principais indicadores da atuação da servidora ou servidor. É também por meio da atualização das entregas que a Seges tem acesso às atividades dos profissionais das carreiras supervisionadas, informação estratégica para a organização e aperfeiçoamento de sua atuação enquanto órgão supervisor.
A pactuação de resultados é um requisito para a movimentação de servidores e servidoras das carreiras supervisionadas pela Seges. Trata-se de um processo em que os órgãos e entidades demandantes pactuam as entregas ou resultados esperados para cada servidor ou servidora junto ao órgão supervisor, para sua alocação estratégica.
A ação é obrigatória para integrantes das carreiras supervisionadas pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), até mesmo para pessoas que não se movimentaram nos últimos dois anos.
Como informar minha pactuação de resultados?
1) No caso das entregas previstas, já inseridas no SGC, deverá ser informado o status em que se encontra: concluída, parcialmente concluída, não iniciada ou cancelada. As novas entregas também deverão ser incluídas. Você também poderá inserir entregas já concluídas ou em andamento.
2) A pactuação de resultados é individual e compreende os próximos dois anos de exercício, devendo estar vinculada aos objetivos, programas, projetos e políticas públicas estratégicas desses órgãos ou entidades.
3) A responsabilidade pela integridade das informações prestadas é sua e, caso deseje, alinhe com sua chefia para redigir as entregas.
Com essas informações, o órgão ou a entidade de exercício passam a ser responsáveis por gerenciar as atividades e os resultados pactuados para cada servidor, bem como realizar os procedimentos relativos à sua avaliação de desempenho, fornecer a eles retorno avaliativo (feedback) regular, visando a melhoria contínua do desempenho, entre outras atividades.
Confira o passo a passo:
-
Acesse: https://sgc.gestao.gov.br;
-
Na Ficha Funcional, acesse “Histórico”. Em seu órgão ou entidade de exercício, em “Ações” clique no ícone “Pactuações”;
-
Atualize as informações relativas à entrega, incluindo a porcentagem do “Status” (ou “Cancelado”/”Supenso”, se for o caso);
-
Clique em “Salvar”.
Atenção!- A pactuação se aplica a todos os servidores em exercício:
1) independentemente de estarem em PGD ou não;
2) atuando em qualquer ministério, inclusive na Seges (MGI), cedidos ou ocupantes de cargo em comissão. - Todos devem atualizar suas entregas no SGC.
- A pactuação se aplica a todos os servidores em exercício:
Seja parte da construção de uma cultura de resultados
Além de ser um requisito para a movimentação dentro das atribuições de profissionais das carreiras supervisionadas pela Seges, a atualização das informações da pactuação é uma forma de criação de cultura quanto aos resultados, na qual as entregas são os principais indicadores da atuação da servidora ou servidor.
É também por meio da atualização das entregas que a Seges tem acesso às atividades dos profissionais das carreiras supervisionadas, que são traduzidas em informação estratégica para a organização e aperfeiçoamento de sua atuação enquanto órgão supervisor.