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GESTÃO CULTURAL

Banco de Soluções e Solucionadores: plataforma moderniza gestão cultural com inovação e tecnologia

Minc e UFPR disponibilizam base de protótipos e ideias de soluções tecnológica para suporte do setor
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Publicado em 24/03/2025 17h11 Atualizado em 25/03/2025 11h24
Banco de Soluções e Solucionadores: plataforma moderniza gestão cultural com inovação e tecnologia

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O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), concluiu mais uma entrega do Projeto de Qualificação do Ecossistema de Soluções Digitais para Mapeamento e Gestão Cultural: o Banco de Soluções e Solucionadores. A plataforma reúne ideias e protótipos de soluções tecnológicas inovadoras, criadas no âmbito do Prêmio Cleodon Silva, voltadas à modernização da gestão do fomento cultural e à otimização das ferramentas digitais utilizadas por gestores e agentes culturais, com ênfase para o software Mapas Culturais.

O Banco de Soluções disponibiliza propostas para que gestores estaduais e municipais possam implementar inovações nos seus sistemas de gestão da cultura, tornando os processos mais eficientes, acessíveis e transparentes. O objetivo é melhorar a forma como a política cultural é organizada e gerida, deixando tudo mais fácil de acessar e intuitivo. Isso vai ajudar tanto quem trabalha com cultura quanto os órgãos públicos que apoiam essas iniciativas.

Com um repositório de 16 protótipos de ferramentas digitais, as soluções foram projetadas para integração ao Mapas Culturais e a outros sistemas utilizados na administração pública, ampliando funcionalidades e melhorando a execução de políticas culturais.

Para Sofia Mettenheim, coordenadora-geral de Projetos Estratégicos do MinC, o Banco de Soluções Digitais é essencial porque incentiva a colaboração entre desenvolvedores, mantendo o Mapa como um software livre e aberto.

“O objetivo era ampliar a participação dos atores que já utilizam e conhecem a tecnologia dos Mapas Culturais, promovendo a disseminação de boas práticas de desenvolvimento. Além disso, buscava compartilhar com a comunidade de tecnologia e inovação do setor cultural as principais necessidades, problemas e desafios identificados no fluxo de gestão do fomento à cultura. Dessa forma, a intenção era trazer uma visão mais ampla e possibilitar que diferentes soluções fossem apresentadas para aprimorar e potencializar o uso da plataforma”, explicou. 

Ela ainda complementou: “A avaliação dessa iniciativa foi extremamente positiva. Recebemos contribuições inspiradoras, que têm grande potencial para serem incorporadas ao Mapas, transformando significativamente a experiência do usuário. Estamos muito satisfeitos com esse resultado e, agora, trabalhamos para incorporar algumas dessas soluções nos sistemas de gestão do fomento coordenados pelo Ministério da Cultura”, disse. 

Prêmio Cleodon Silva

O Prêmio Cleodon Silva foi uma chamada pública para incentivar desenvolvedores, empresas e startups a criarem soluções para problemas identificados no setor cultural. Durante oficinas com gestores e trabalhadores da cultura, foram mapeadas dificuldades no uso de ferramentas digitais que eram usadas no setor. Com base nesses desafios, o prêmio escolheu as melhores ideias de tecnologia e inovação para melhorar o setor.

O resultado da premiação foi divulgado no “Seminário Cultura Digital: Novas Fronteiras para a Gestão e Fomento Federativo”, realizado no dia 29 de novembro de 2024. Os pagamentos aos vencedores já foram efetuados.

Propostas premiadas

Entre as propostas premiadas, destacam-se iniciativas que impactam diretamente a eficiência e a inclusão na gestão cultural. Uma delas é o Módulo para gestão de eleições dos Conselhos de Cultura, que visa padronizar e modernizar os processos eleitorais dessas instâncias, garantindo maior transparência, acessibilidade e participação da sociedade.

Outra inovação é o Assistente Digital Cleo, uma ferramenta com interface conversacional projetada para facilitar o preenchimento de inscrições em editais. Criado especialmente para ampliar o acesso de diferentes perfis de usuários, o Cleo se destaca por atender também pessoas com baixa letrabilidade, simplificando a interação com as plataformas de fomento.

A inclusão digital também foi contemplada com a Plataforma PcD Protagoniza Cultura, um espaço virtual voltado à visibilidade e qualificação de profissionais com deficiência no setor cultural. Essa solução busca promover a participação ativa desses profissionais no mercado cultural, conectando talentos e oportunidades de forma mais acessível e equitativa.

Já a Agenda de eventos com geolocalização oferece uma forma prática de acompanhar a programação cultural. A ferramenta permite que os usuários visualizem, em tempo real, eventos cadastrados no Mapas Culturais, destacando aqueles que ocorrem nas proximidades, além de oferecer opções como favoritar eventos, receber notificações e avaliar experiências.

Por fim, a Melhoria nos formulários de inscrição traz uma reformulação significativa na experiência dos proponentes de editais. A solução propõe layouts mais responsivos, campos de preenchimento dinâmicos e recursos que permitem formatação de texto, como listas, negrito e itálico, garantindo mais clareza e usabilidade no envio de propostas culturais.

Cada uma dessas soluções representa um avanço na modernização da gestão cultural, tornando os processos mais eficientes, transparentes e acessíveis tanto para os gestores públicos quanto para os fazedores de cultura.

Cultura, Artes, História e Esportes
Tags: MAPAS CULTURAISGESTAO CULTURAL
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