O Projeto Agentes Culturais Democráticos consiste em produzir e compartilhar conhecimentos, com base no diálogo entre a pesquisa e as experiências realizadas em todo o Brasil com o objetivo de estimular e aprimorar ações culturais democráticas.
O projeto se insere nas ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e nas políticas de formação cultural do MinC, por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC), com ênfase na formação de gestores e agentes culturais que atuam em políticas públicas e com projetos da sociedade civil.
Após um ano, a formação ampliou e oferece 12 cursos on-line, gratuitos e autoinstrucionais para todo cidadão ou cidadã. Por meio da plataforma Moodle, os interessados podem participar das ações formativas nos seguintes temas:
Democracias, com Albino Rubim;
Cultura e culturas brasileiras, com José Roberto Severino;
Políticas Culturais no Brasil: história e atualidade, com Mariella Pitombo;
Economia e Financiamento da Cultura, com Luana Vilutis;
Cultura e Desenvolvimento, com Adriano Sampaio;
Federalismo Cultural e Territorialização da Cultura, com Ângela Andrade;
Institucionalidade e Espaços Culturais, com Gisele Nussbaumer;
Cultura e Tecnologias, com Guilherme Varela;
Diversidades culturais e diálogos interculturais, com Giuliana Kauark;
Transversalidade e Centralidade da Cultura, com Ohana Boy Oliveira e Sophia Cardoso Rocha;
Participação, Cidadania e Direitos Culturais, com Lourivânia Santos;
Momentos e movimentos das culturas brasileiras, com Meran Vargens.
A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) através do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
TED com a UFBA
A iniciativa é um desdobramento do Projeto Pesquisa-Ação: Agentes Culturais Democráticos que, entre os meses de maio e setembro de 2024, realizou encontros formativos e dialógicos em ambiente digital, nos quais 720 agentes culturais de todo o Brasil participaram e desenvolveram Planos de Ação Cultural baseados em suas experiências culturais e nos diálogos estabelecidos.
A pesquisa surge da parceria de trabalho entre o MinC e a UFBA por meio da formalização do Termo de Execução Descentralizada (TED) Nº 948271/2023.