Plano Nacional do Livro e Leitura
-
-
O que é o Plano Nacional do Livro e Leitura?
O Plano Nacional do Livro e Leitura é um instrumento de gestão que define os princípios, diretrizes, eixos, objetivos e metas para as políticas culturais de livro, leitura, literatura, escrita e bibliotecas no Brasil. Ele é elaborado com a participação da sociedade civil e tem como objetivo desenvolver a leitura no país.
-
Para que serve o Plano Nacional do Livro e Leitura?
O PNLL serve para desenvolver as políticas culturais de livro, leitura, literatura, escrita e bibliotecas no país de maneira estratégica e articulada. Para construirmos uma sociedade leitora, é necessário envolvermos o trabalho de vários ministérios, bem como da sociedade civil por meio de políticas, programas e ações que desenvolvam cada uma dessas áreas.
-
Por que um novo Plano Nacional do Livro e Leitura foi elaborado?
O PNLL 2006-2016 foi elaborado como um dos compromissos assumidos pelo Brasil na VII Conferência Iberoamericana de Cultura, que ocorreu na Bolívia, em 2003 e durante o Ano Iberoamericano da Leitura, em 2005. Desde 2017, a tarefa do país de renovar o conjunto de políticas, programas e ações para área nos próximos dez anos estava defasada. A retomada do Ministério da Cultura, em 2023, trouxe a elaboração do novo Plano Nacional do Livro e Leitura como uma das prioridades.
-
Quem é o responsável pela execução do Plano Nacional do Livro e Leitura?
O PNLL é executado pelo Ministério da Cultura, Ministério da Educação e instâncias colegiadas responsáveis por gerir o Plano, a saber: Conselho Diretivo, Coordenação-Executiva e Conselho Consultivo.
-
Como faço para conhecer as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura?
Na seção “Políticas e Programas” deste site você acessa as políticas e programas do MinC e do MEC que integram o PNLL. Sugerimos que leia as notícias do site para acompanhar as novas ações que passarão a entregar o conjunto de oportunidades do PNLL ao longo de seu desenvolvimento.
-
O que é o Plano Nacional do Livro e Leitura?