Atividades formativas e de mercado
Atividades formativas
Painéis de mercado são sessões de curta duração relacionadas a negócios, nos quais especialistas e profissionais de um setor específico se reúnem para discutir e analisar as tendências, desafios e oportunidades presentes nesse mercado. Os convidados têm um período designado, geralmente em torno de 15 minutos, para apresentar suas perspectivas, seguido por uma discussão interativa entre eles.
Estas sessões visam fornecer uma compreensão abrangente das dinâmicas atuais do mercado, estimulando debates construtivos e promovendo a troca de conhecimento entre especialistas e o público, que podem ser profissionais, investidores ou interessados naquele campo específico. Fundamental a presença de um moderador que conduza a sessão, facilitando a conversa, mantendo o foco e incentivando a participação equilibrada de todos os envolvidos. Contribuindo assim para uma visão mais formativa e estratégica do cenário em questão. Tempo total previsão de duração: 1 hora.
Oficinas
Oficinas são atividades colaborativas de curta duração, onde um grupo reduzido de pessoas, que já possuam algum embasamento teórico sobre determinado tema, se reúne com o propósito de aprofundar sua compreensão por meio da prática intensiva. Durante a oficina, os participantes são conduzidos por um especialista facilitador ou instrutor experiente, que apresenta o assunto e guia os participantes através de atividades práticas e interativas. O foco central é proporcionar aos participantes a oportunidade de desenvolver habilidades tangíveis, aplicar conceitos teóricos em cenários reais e, ao mesmo tempo, promover a troca ativa de conhecimento entre os membros do grupo. Tempo total previsão de duração: 2 horas.
Palestras
Palestra é uma apresentação conduzida por um especialista da área. Tem como propósito apresentar, de maneira concisa, uma ideia inovadora ou informações relevantes sobre temas atuais. Tem formato de curta duração e pode incluir interação com a audiência, por meio de perguntas ao final da apresentação. Será realizada em um ambiente de auditório, proporcionando uma interação direta com o público. Também é viável sua transmissão por plataformas de vídeo chamada, resultando em uma palestra on-line. Tempo total previsão de duração: 1 hora
A edição 2025 contará com uma Palestra Magna (keynotes speakers).
Atividades de Mercado
Espaço para os negócios da economia criativa: mercado, articulação, aprendizado e troca de experiências. As atividades visam impulsionar a visibilidade, o reconhecimento, o networking e o desenvolvimento das carreiras e dos empreendimentos dos 15 setores.
Rodadas de negócio
São reuniões pré-selecionadas de 20 minutos, nas quais empresas, empreendedores e profissionais têm a oportunidade de se encontrar e estabelecer conexões comerciais com importantes players do mercado nacional e internacional.
Esses eventos são organizados para facilitar encontros entre fornecedores, compradores, investidores, parceiros potenciais e outros atores de mercado. Os objetivos principais das rodadas de negócios são criar oportunidades de networking e colaboração para impulsionar o crescimento dos negócios.
Estimam-se cerca de 3 mil rodadas de negócio ao longo dos três dias de evento, nos seguintes setores criativos: artesanato; audiovisual & animação; circo; dança; design; editorial; hip-hop; jogos eletrônicos; moda; museus & patrimônio; música; teatro; e um setor voltado às áreas técnicas afeitas à economia criativa.
Mentorias
Mentoria é um processo no qual uma pessoa experiente no segmento oferece orientação, aconselhamento e suporte a pessoas com menos conhecimento no tema. É o encontro do mentor com com o mentorado ou protegido. É conhecida, também, como atividade one to one, oferecendo um atendimento personalizado.
A mentoria é construída com base na troca de conhecimentos, experiências e insights, além de uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando uma oportunidade única para o mentorado aprender com a experiência e sabedoria do mentor.
Estimam-se 200 mentorias para os 14 segmentos: artesanato; audiovisual & animação; circo; dança; design; editorial; hip-hop; jogos eletrônicos; moda; museus & patrimônio; música; teatro; áreas técnicas; e artes visuais.
Espaços de relacionamento
Um ambiente confortável e instigante esteticamente, que é um convite para o cultivo e a criação de novos relacionamentos profissionais. A ideia por trás de uma agenda de relacionamentos é programar e gerenciar encontros, reuniões ou interações com pessoas que são relevantes para seus objetivos profissionais, de uma forma espontânea. O espaço de relacionamentos é uma estratégia para aproveitar ao máximo as oportunidades de networking e construção de relacionamentos em um ambiente próprio para isso no MICBR+Ibero-América. Um espaço para conexões significativas com pessoas que podem ser valiosas para sua carreira ou negócio.
Conversa com players
Nestes diálogos, os players apresentam as linhas editoriais e curatoriais das empresas, suas principais demandas por conteúdo e formas de apresentação dos projetos para aquisição, compra ou co-produção. Cada player apresenta seu conteúdo em até 30 minutos.
Showcases
Showcases são apresentações curtas para programadores e especialistas do mercado. Quem assiste precisa ver o que é mais exuberante ou impactante no trabalho de uma forma condensada. Serão realizados em seis setoriais/linguagens - Música, Hip-Hop, Moda, Dança, Circo e Teatro.
Feira de economia criativa
Exposição e venda de produtos e serviços de empreendedores dos diversos setores contemplados pelo MICBR+Ibero-América: artesanato, gastronomia, design, editorial, etc.