As visitas educativas ao Palácio Gustavo Capanema serão conduzidas, exclusivamente, por mediadores(as), estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU UFRJ), designados(as) pelo Ministério da Cultura (MinC). Elas ocorrerão às quintas e sextas-feiras, às 9h, 11h30, 14h00 e 15h30, em português, e quintas às 11h30 e sextas às 15h30, em inglês.
Agendamento e credenciamento
Os agendamentos serão feitos com pelo menos 24 horas de antecedência do horário escolhido. O sistema oferece datas disponíveis para os próximos 60 dias, não sendo possível agendar datas além desse período. Menores de 12 anos deverão, obrigatoriamente, estar acompanhados de um maior responsável.
A pessoa solicitante receberá uma mensagem eletrônica confirmando o agendamento. Somente após o recebimento dessa mensagem a visitação estará assegurada.
Cada visitante deve ser cadastrado individualmente.
Visitação em grupo
Para visitas de grupos escolares ou específicos (nível básico e superior) adota-se procedimento diferenciado, que será anunciado em breve.
Recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência, para finalização do credenciamento. Neste momento, visitantes com idade igual ou superior a 13 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação com foto.
O limite de visitantes por grupo regular é de 18 pessoas. Caso o grupo seja composto por números superiores, será necessário a verificação da disponibilidade da agenda.
As solicitações devem ser enviadas ao e-mail capanema.visita@fau.ufrj.br.
Segurança

- .
A pessoa visitante deve seguir o percurso indicado pela equipe responsável de visitação e pela segurança, no tempo indicado, não lhe sendo permitida a exploração livre das áreas visitadas.
O Palácio Capanema apresenta coleção em uso, frequentemente sem elementos de proteção às obras, e espaços não adaptados à circulação de crianças pequenas, com significativo risco de acidentes, de maneira que os responsáveis devem manter vigilância constante e a curta distância.
Vestimentas
É proibida a entrada de visitantes trajando:
- chinelos de dedos;
- roupa de banho;
- capacetes;
- sem camisa;
- ou descalço.
As restrições acima não se aplicam a crianças de até 12 anos de idade nem a grupos escolares uniformizados.
A visitantes indígenas e/ou estrangeiros é permitido o uso de vestimentas tradicionais durante a visita.
Fotografia e filmagem
É permitida a fotografia nos locais indicados pelos mediadores. Na visita, é proibido:
- o uso de flash;
- bastão de selfie, tripé e equipamentos similares;
- filmagens ou fotografias profissionais
- separar-se do grupo, a qualquer momento, para fotos ou filmagens.
Localização e acesso
Clique aqui para acessar a localização.
O acesso à visitação é feito pela entrada principal do Palácio Capanema (marcada em vermelho no mapa abaixo), no pilotis principal. Utilizando aplicativos de transporte indica-se que o visitante marque o Palácio Capanema.

- .