João Roma


Ministro da Cidadania

Genuinamente nordestino, João Roma é formado em direito e foi eleito em 2018 para exercer seu primeiro mandato como deputado federal, representando a Bahia. No parlamento, assumiu posições de destaque e defendeu pautas importantes, como o Marco Legal das Startups, a Reforma Tributária, agricultura, inclusão digital e ações que tragam mais dignidade para aqueles que mais precisam.

Roma foi participante da Academia Internacional para Dirigentes da Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade em Gummersbach, Alemanha, e ex-vice-presidente da IFLRY (Federação Internacional de Jovens Liberais). Fundada na Inglaterra, em 1947, tem entre seus antigos diretores diversos parlamentares e primeiros-ministros.

Suas experiências na gestão pública foram se fortalecendo com passagens pelo Ministério da Cultura em Pernambuco, Governo de Pernambuco, Ministério da Administração, além da Agência Nacional do Petróleo (ANP). No período de 2003 a 2018, Roma foi chefe de gabinete da prefeitura de Salvador.

Na atividade parlamentar, Roma foi indicado membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), também foi eleito presidente da Medida Provisória (MP) 870/2019, que discutiu as competências e a estrutura básica dos órgãos e autarquias do Governo Federal. Como deputado, João Roma presidiu, ainda, a Comissão do Marco Legal das Startups e foi relator da Reforma Tributária, duas importantes pautas com potencial para destravar a economia, fazendo o país avançar e estimulando a geração de empregos.