Notícias
INFRAESTRUTURA
Infra Talks amplia debate sobre garantias contratuais e consolida concessões como motor do desenvolvimento nacional
Foto: Jeff D’Avila / Comunicação ANTT
Em uma manhã marcada pelo diálogo, pela construção coletiva e pelo compromisso com o futuro da infraestrutura brasileira, a segunda edição do "Infra Talks – Conversas que pavimentam o futuro" reuniu, nesta quarta-feira (30/4), autoridades, especialistas e representantes do setor privado no auditório da B3, em São Paulo.
Com o tema “Mecanismos de Garantias Contratuais”, o evento debateu um dos pilares para a sustentabilidade das concessões: o equilíbrio entre a financiabilidade dos projetos e a execução dos contratos, um passo decisivo para atrair mais investimentos e garantir obras com qualidade e desenvolvimento socioeconômico.
O encontro antecedeu o leilão da concessão do sistema rodoviário BR-040/495/MG/RJ (conhecido como JF-RIO), que prevê a modernização de 218,9 km de estrada, conectando infraestrutura de qualidade à mobilidade e à integração regional.
Hoje, falamos de garantias como instrumento para mitigar riscos e atrair investimentos, mas falamos, sobretudo, do nosso papel em melhorar os indicadores de infraestrutura, de qualidade de vida e de justiça social para desenvolver o nosso Brasil (Diretor da ANTT, Felipe Queiroz)
A proposta do Infra Talks é clara: criar um espaço permanente de diálogo estratégico, com linguagem técnica, mas foco prático — um evento que acontece a cada leilão federal de rodovia e discute os caminhos possíveis para tornar as concessões mais eficientes, sustentáveis e atrativas ao capital privado.
Na abertura do evento, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, reforçou o papel das parcerias como motores do crescimento. “É por meio da confiança e da previsibilidade que abrimos espaço para projetos viáveis e que, de fato, saem do papel”, destacou Santoro.
O diretor da ANTT, Felipe Queiroz, enfatizou em sua fala a importância do encontro para além do leilão, que acontece em parceria com o Ministério dos Transportes e o Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI). “O Infra Talks não é um evento da ANTT, é um evento do setor. É o momento em que usamos o ambiente do leilão como catalisador para reunir vocações, ideias e compromissos. Hoje, falamos de garantias como instrumento para mitigar riscos e atrair investimentos, mas falamos, sobretudo, do nosso papel em melhorar os indicadores de infraestrutura, de qualidade de vida e de justiça social para desenvolver o nosso Brasil”, afirmou o diretor.
Entre os debatedores, nomes de peso como Flávia Mattioli (Arteris), Reinaldo Fiovaranti (BID), André Dabus (Marsh), Renan Facchinatto (PUC-SP/IBEJI), Viviane Esse (Ministério dos Transportes) e Fábio Lavor (Ministério dos Portos e Aeroportos) contribuíram com experiências concretas e propostas para fortalecer as garantias jurídicas, financeiras e operacionais dos contratos de concessão.
O evento reforça o compromisso das instituições em promover uma infraestrutura moderna, resiliente e sustentável — com segurança jurídica, capacidade de execução e retorno social. E o ciclo continua: o Infra Talks seguirá acompanhando os leilões previstos ao longo de 2025 — ao todo, serão 15. Um esforço conjunto para pavimentar as estradas e um novo tempo para as concessões no Brasil.
Assista, na íntegra, à transmissão do InfraTalks
Coordenação Geral de Comunicação - ANTT
Sala de Imprensa | Banco de Fotografias | Todas as notícias